Desafios da Educação de Jovens e Adultos no contexto do envelhecimento da população paulistana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.202438111.005

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Envelhecimento, Município de São Paulo

Resumo

O artigo trata da relação entre o envelhecimento populacional e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de São Paulo (SP) e visa debater os desafios gerados pela longevidade que precisam ser enfrentados pelos governos estadual e municipal. Foi feito um diagnóstico demográfico e educacional da população idosa do município e para fundamentação teórica e metodológica destacam se as contribuições de Di Pierro (2017) e Lima (2007) para o estudo da EJA, de Debert (2012) para as questões do envelhecimento, e de Bartlett e Vavrus (2017) para a realização do estudo de caso comparativo nas redes estadual e municipal de educação. Concluiu se que a gestão pública precisa adotar uma abordagem intersetorial, superar a visão compensatória e fortalecer a EJA, intensificando a busca ativa por pessoas idosas com baixa escolaridade, além de incluir a temática do envelhecimento nas formações continuadas de docentes e técnicos.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Dante Pereira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, Brasil

    é doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP. Professor de Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo.

  • Maria Clara Di Pierro, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, Brasil

    é doutora em Educação. Professora Sênior da Faculdade de Educação da USP.

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Publicado

2024-11-11

Edição

Seção

Eleições Municipais Em São Paulo: Problemas E Desafios

Como Citar

Pereira, M. D. ., & Pierro, M. C. D. . (2024). Desafios da Educação de Jovens e Adultos no contexto do envelhecimento da população paulistana. Estudos Avançados, 38(111), 75-90. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.202438111.005