Hans Jonas, um filósofo do nosso tempo
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.202438112.017Palavras-chave:
Hans Jonas, Gnose, Vida, Responsabilidade, NiilismoResumo
Pretende-se neste artigo apresentar a atualidade do pensamento de Hans Jonas a partir dos três eixos que caracterizam as suas preocupações filosóficas: a gnose, a vida e a relação entre tecnologia e ética. Inicia-se por retomar o pensamento jonasiano no contexto do século XX e sua relação biográfica e filosófica com os principais acontecimentos desse tempo, especialmente no que diz respeito à crise niilista e ao avanço dos poderes tecnológicos. A seguir, analisa-se o início dos trabalhos com o tema da gnose, sob a influência de Heidegger e o crescente interesse pela vida, que o fez formular uma biologia filosófica, estabelecida como um complemento crítico às interpretações insuficientes e redutivas da biologia científica. Por fim, analisa-se como a tecnologia figura como um problema central na obra jonasiana, a partir do qual o filósofo elabora a sua proposta de uma ética baseada no princípio responsabilidade. Esses elementos evidenciam a importância do pensamento jonasiano e seu proveito para o enfrentamento de problemas que são nossos, 120 anos depois de seu nascimento.
Downloads
Referências
HERBRECHTER, S. Posthumanism, a critical analysis. New York: Bloomsbury, 2013.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
JONAS, H. The gnostic religion: the message of the alien God and the beginnings of Christianity. 3.ed. Boston: Beacon Press, 2001.
JONAS, H. O princípio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. Trad. Carlos Almeida Pereira. Petrópolis: Vozes, 2004.
JONAS, H. Memorias. Trad. Illana Gines Comín. Madrid: Losada, 2005.
JONAS, H.O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Trad. Marijane Lisboa, Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUCRio, 2006.
JONAS, H. Gnosi e spirit tardoantico. Introduzione, traduzione, note e apparati di Claudio Bonaldi. Milano: Bompiani, 2010. (Col. Il Pensiero Occidentale).
JONAS, H. Técnica, medicina e ética. Sobre a prática do princípio responsabilidade. Trad. do Grupo de trabalho Hans Jonas da ANPOF. São Paulo: Paulus, 2013 (Col. Ethos).
OLIVEIRA, J. Negação e poder: do desafio do niilismo ao perigo da tecnologia. Caxias do Sul: EDUCS, 2018.
OLIVEIRA, J.Para uma ethical turn da tecnologia: por que Hans Jonas não é um tecnofóbico. TRANS/FORM/AÇÃO: Revista de Filosofia, v.45, n.2, p.191-206, 2022.
PAZ, O. El labirinto de la soledad. Posdata. Vuelta a “El labirinto de la soledad”. 3.ed. Cidade do México: FCE, 2004. (Col. Popular, 471).
RANISCH, R.; SORGNER, S. L. (Ed.) Post- and Transhumanism. An introduction. Frankfurt am Main: Peter Lang Edition, 2014. v.1.
RUDOLPH, K. Gnosis. The nature & History of Gnosticism. New York: Harper & Row Paperback Edition, 1987.
STRAUSS, L. Nihilisme et politique. Trad. e apres. Olivier Sedeyn. Paris: Rivage Poche, 2004. (Col. Petite Biblioteque).
VARELA, F. El fenómeno de la vida. Santiago: J. C. Sáez editor, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jelson Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.