Ameaças das plataformas digitais ao jornalismo: contributos para a regulação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.202539113.017

Palavras-chave:

Plataformas digitais, Oligopólios, Estratégias de domínio, Crise financeira, Indústria jornalística

Resumo

Este artigo enfatiza como as plataformas digitais apresentam riscos reais ao jornalismo e à democracia pois contribuem para sua deterioração por meio de estratégias agressivas de expansão. De caráter ensaístico e baseado em literatura especializada e na documentação de casos no Brasil e exterior, o texto sistematiza parte da convivência conturbada de dois sistemas centrais na experiência contemporânea: estruturas plataformizadas e o jornalismo tradicional, um histórico provedor social de informações. Big techs como Alphabet/Google e Meta/Facebook mostram-se determinadas a concentrar mercados e avançam sobre as principais atividades econômicas, culturais e sociais, impulsionando seus negócios para a maximização de lucros e a neutralização da concorrência, provocando danos colaterais que fragilizam formas tradicionais de convivência social e comunicação massiva. Apesar das consequências deletérias à indústria jornalística, as big techs sustentam discursos de apoio ao setor, materializados em programas de fomento, treinamento profissional e suporte empresarial. Entretanto, esses investimentos são insuficientes para minimizar os prejuízos gerados pelas próprias plataformas. Este artigo, ao final, chama a atenção para a necessidade de regular as plataformas no Brasil, fortalecendo a democracia e outros valores relevantes para a vida coletiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Christofoletti, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Jornalismo, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

    Rogério Christofoletti é doutor em Ciências da Comunicação e professor do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador e bolsista de produtividade do CNPq.

Referências

BELL, E. Do Technology Companies Care About Journalism? In: SCHIFFRIN, A. (Ed.) Media Capture: how money, digital platforms, and governments control the news. New York: Columbia University Press, 2021.

BUCCI, E. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.

CAIRNCROSS, F. The Cairncross Review: a sustainable future for journa;ism. London: House of Lords Library Briefing, 12 fev. 2019. Disponível em: https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/779882/021919_DCMS_Cairncross_Review_.pdf Acesso em: 12 set. 2023.

CAMARGO, J. A. O impacto das plataformas digitais no jornalismo. São Paulo: Fenaj; Fundação Friederich Ebert; FIJ, 2021.

CHRISTOFOLETTI, R. A crise do jornalismo tem solução? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET. Remuneração do jornalismo pelas plataformas digitais. Brasília: CGI, 2023. Disponível em https://cgi.br/publicacao/remuneracao-do-jornalismo-pelas-plataformas-digitais/ Acesso em: 24 set. 2023.

ESPADA, A. Impact of the Covid-19 Pandemic on Media Sustainability in Latin America, Paris: Unesco Report, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377631_eng Acesso em: 22 set. 2023.

EZRACHI, A.; STUCKE, M. E. How Big-Tech Barons Smash Innovation and How to Strike Back. New York: Harper Business, 2022.

FISHER, M. A máquina do caos. São Paulo: Todavia, 2022.

FLEW, T. Regulating Platforms. Cambridge: Polity Press, 2021.

GIBLIN, R.; DOCTOROW, C. Chokepoint Capitalism: How Big Tech and Big Content Captured Creative Labor Markets and How We’ll Win Them Back. New York: Beacon Press, 2022.

HAWLEY, J. The Tiranny of Big Tech. Washington: Regnery Publishing, 2021.

HOWARD, R. Technology Has Turned Toxic Because It Reflects Human Behavior. In: IDZIKOWSKI, L. Big Tech and Democracy. New York: Greenhaven Publishing, 2022.

INTERVOZES. Fake News: como as plataformas enfrentam a desinformação. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021.

JURNO, A. C. Facebook e a plataformização do jornalismo: uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019. Belo Horizonte, 2020. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Minas Gerais.

KAISER, B. Manipulados. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2020.

LLANEZA, P. Datanomics. Barcelona: Editorial Planeta, 2019.

MAGALLÓN, R. Medios de comunicación y redes sociales: entre el conflicto, la (in)dependencia y la cooperación. Cuadernos de Periodistas, n.42, junio de 2021.

MEESE, J; HURCOMBE, E. Facebook, news media and platform dependency: The institutional impacts of news distribution on social platforms. New Media and Society, p.1-18, 2020. DOI: 10.1177/1461444820926472.

MICK, J.; CHRISTOFOLETTI, R.; LIMA, S. P. O jornalismo local a serviço dos públicos. Florianópolis: Insular, 2021.

MOORE, M.; TAMBINI, D. (Ed.) Digital Dominance: The Power of Google, Amazon, Facebook, and Apple. New York: Oxford University Press, 2018.

MOROZOV, E. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

NILSEN, R. K.; GANTER, S. A. The power of platforms: shaping media and society. Oxford: Oxford University Press, 2022.

PAPAEVANGELOU. Funding Intermediaries: Google and Facebook’s Strategy to Capture Journalism. Digital Journalism, 2023. https://doi.org/10.1080/21670811.2022.2155206 https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21670811.2022.2155206

O’NEIL, C. Algoritmos de destruição em massa: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Santo André: Editora Rua do Sabão, 2020.

PARISER, E. O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

PARKER, G. G.; VAN ALSTYNE, M. W.; CHOUDARY, S. P. Platform Revolution: How Networked Markets Are Transforming the Economy and How to Make Them Work for You. New York: W.W. Norton & Company, 2016.

PETIT, N. Big Tech and the Digital Economy: The Moligopoly Scenario. London: Oxford University Press, 2020.

SILVEIRA, S.A. Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.

SRNICEK, N. Platform capitalism. Cambridge/Malden: Polity Press, 2017.

VINCI, C. Big Tech is a Threat to Democracy. In: IDZIKOWSKI, L. Big Tech and Democracy. New York: Greenhaven Publishing, 2022.

WHITAKER, J. Tech giants, artificial inteligence, and the future of journalism. New York; London: Routledge, 2019.

WU, T. The attention merchants: the epic scramble to get inside our heads. New York: Vintage, 2016.

ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

Christofoletti, R. (2025). Ameaças das plataformas digitais ao jornalismo: contributos para a regulação. Estudos Avançados, 39(113), e39113289. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.202539113.017