Ameaças das plataformas digitais ao jornalismo: contributos para a regulação
DOI:
https://doi.org/10.1590/s0103-4014.202539113.017Palavras-chave:
Plataformas digitais, Oligopólios, Estratégias de domínio, Crise financeira, Indústria jornalísticaResumo
Este artigo enfatiza como as plataformas digitais apresentam riscos reais ao jornalismo e à democracia pois contribuem para sua deterioração por meio de estratégias agressivas de expansão. De caráter ensaístico e baseado em literatura especializada e na documentação de casos no Brasil e exterior, o texto sistematiza parte da convivência conturbada de dois sistemas centrais na experiência contemporânea: estruturas plataformizadas e o jornalismo tradicional, um histórico provedor social de informações. Big techs como Alphabet/Google e Meta/Facebook mostram-se determinadas a concentrar mercados e avançam sobre as principais atividades econômicas, culturais e sociais, impulsionando seus negócios para a maximização de lucros e a neutralização da concorrência, provocando danos colaterais que fragilizam formas tradicionais de convivência social e comunicação massiva. Apesar das consequências deletérias à indústria jornalística, as big techs sustentam discursos de apoio ao setor, materializados em programas de fomento, treinamento profissional e suporte empresarial. Entretanto, esses investimentos são insuficientes para minimizar os prejuízos gerados pelas próprias plataformas. Este artigo, ao final, chama a atenção para a necessidade de regular as plataformas no Brasil, fortalecendo a democracia e outros valores relevantes para a vida coletiva.
Downloads
Referências
BELL, E. Do Technology Companies Care About Journalism? In: SCHIFFRIN, A. (Ed.) Media Capture: how money, digital platforms, and governments control the news. New York: Columbia University Press, 2021.
BUCCI, E. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
CAIRNCROSS, F. The Cairncross Review: a sustainable future for journa;ism. London: House of Lords Library Briefing, 12 fev. 2019. Disponível em: https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/779882/021919_DCMS_Cairncross_Review_.pdf Acesso em: 12 set. 2023.
CAMARGO, J. A. O impacto das plataformas digitais no jornalismo. São Paulo: Fenaj; Fundação Friederich Ebert; FIJ, 2021.
CHRISTOFOLETTI, R. A crise do jornalismo tem solução? Barueri: Estação das Letras e Cores, 2019.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET. Remuneração do jornalismo pelas plataformas digitais. Brasília: CGI, 2023. Disponível em https://cgi.br/publicacao/remuneracao-do-jornalismo-pelas-plataformas-digitais/ Acesso em: 24 set. 2023.
ESPADA, A. Impact of the Covid-19 Pandemic on Media Sustainability in Latin America, Paris: Unesco Report, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377631_eng Acesso em: 22 set. 2023.
EZRACHI, A.; STUCKE, M. E. How Big-Tech Barons Smash Innovation and How to Strike Back. New York: Harper Business, 2022.
FISHER, M. A máquina do caos. São Paulo: Todavia, 2022.
FLEW, T. Regulating Platforms. Cambridge: Polity Press, 2021.
GIBLIN, R.; DOCTOROW, C. Chokepoint Capitalism: How Big Tech and Big Content Captured Creative Labor Markets and How We’ll Win Them Back. New York: Beacon Press, 2022.
HAWLEY, J. The Tiranny of Big Tech. Washington: Regnery Publishing, 2021.
HOWARD, R. Technology Has Turned Toxic Because It Reflects Human Behavior. In: IDZIKOWSKI, L. Big Tech and Democracy. New York: Greenhaven Publishing, 2022.
INTERVOZES. Fake News: como as plataformas enfrentam a desinformação. Rio de Janeiro: Multifoco, 2021.
JURNO, A. C. Facebook e a plataformização do jornalismo: uma cartografia das disputas, parcerias e controvérsias entre 2014 e 2019. Belo Horizonte, 2020. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Minas Gerais.
KAISER, B. Manipulados. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2020.
LLANEZA, P. Datanomics. Barcelona: Editorial Planeta, 2019.
MAGALLÓN, R. Medios de comunicación y redes sociales: entre el conflicto, la (in)dependencia y la cooperación. Cuadernos de Periodistas, n.42, junio de 2021.
MEESE, J; HURCOMBE, E. Facebook, news media and platform dependency: The institutional impacts of news distribution on social platforms. New Media and Society, p.1-18, 2020. DOI: 10.1177/1461444820926472.
MICK, J.; CHRISTOFOLETTI, R.; LIMA, S. P. O jornalismo local a serviço dos públicos. Florianópolis: Insular, 2021.
MOORE, M.; TAMBINI, D. (Ed.) Digital Dominance: The Power of Google, Amazon, Facebook, and Apple. New York: Oxford University Press, 2018.
MOROZOV, E. Big tech: a ascensão dos dados e a morte da política. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
NILSEN, R. K.; GANTER, S. A. The power of platforms: shaping media and society. Oxford: Oxford University Press, 2022.
PAPAEVANGELOU. Funding Intermediaries: Google and Facebook’s Strategy to Capture Journalism. Digital Journalism, 2023. https://doi.org/10.1080/21670811.2022.2155206 https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21670811.2022.2155206
O’NEIL, C. Algoritmos de destruição em massa: como o big data aumenta a desigualdade e ameaça a democracia. Santo André: Editora Rua do Sabão, 2020.
PARISER, E. O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
PARKER, G. G.; VAN ALSTYNE, M. W.; CHOUDARY, S. P. Platform Revolution: How Networked Markets Are Transforming the Economy and How to Make Them Work for You. New York: W.W. Norton & Company, 2016.
PETIT, N. Big Tech and the Digital Economy: The Moligopoly Scenario. London: Oxford University Press, 2020.
SILVEIRA, S.A. Tudo sobre tod@s: redes digitais, privacidade e venda de dados pessoais. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2017.
SRNICEK, N. Platform capitalism. Cambridge/Malden: Polity Press, 2017.
VINCI, C. Big Tech is a Threat to Democracy. In: IDZIKOWSKI, L. Big Tech and Democracy. New York: Greenhaven Publishing, 2022.
WHITAKER, J. Tech giants, artificial inteligence, and the future of journalism. New York; London: Routledge, 2019.
WU, T. The attention merchants: the epic scramble to get inside our heads. New York: Vintage, 2016.
ZUBOFF, S. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rogério Christofoletti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Estudos Avançados não celebra contrato de cessão de direitos autorais com seus colaboradores, razão pela qual não detém os direitos autorais dos artigos publicados. Os interessados em reproduzir artigos publicados na revista devem necessariamente obter o consentimento do autor e atribuir devidamente os créditos ao periódico.