O mercado regulado de carbono no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0103-4014.202539114.009

Palavras-chave:

Mudanças climáticas, Política ambiental, Renovabio, Crédito de carbono

Resumo

O avanço dos efeitos das mudanças climáticas reforçou a urgência da adaptação e da mitigação. Um importante instrumento tem sido o mercado de carbono regulado. Apenas em dezembro de 2024 o Brasil aprovou a criação do mercado regulado, mas ainda sem regulamentação. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão sobre a criação do mercado regulado de carbono no Brasil. Para isso, o estudo realizou revisão bibliográfica das experiências internacionais e nacionais e das discussões legislativas, como os projetos de lei e o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). Os resultados mostram que, apesar da aprovação do SBCE, ainda carecem questões fundamentais para a sua implementação, além da indefinição do papel do setor agropecuário.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Carvalho Pinto Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Rio de Janeiro, Brasil.
    Adriana Carvalho Pinto Vieira é bacharel em Direito (UEPG), mestre em Direito (Unimep) e doutor em Desenvolvimento Econômico Agrícola e Agrário (IE/Unicamp). Pesquisadora colaboradora INCT/PPED/UFRJ.
  • Junior Ruiz Garcia, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Economia, Curitiba, Paraná, Brasil.
    Junior Ruiz Garcia é bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Desenvolvimento Econômico Agrícola e Agrário (IE/Unicamp) e doutor em Desenvolvimento Econômico Espaço e Meio Ambiente (IE/Unicamp). Professor da Universidade Federal do Para- ná (UFPR).
  • Carine de Almeida Vieira, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Economia, Curitiba, Paraná, Brasil.
    Carine de Almeida Vieira é bacharel em Ciências Econômicas, mestre em Economia e Desenvolvimento (UFMS), doutora em Ciências Humanas e Sociais (Economia, Desenvolvimento e Sociedade, UFABC). Pesquisadora colaboradora Gemaeco/UFPR.
  • Sidarta Ruthes, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Economia, Curitiba, Paraná, Brasil.
    Sidarta Ruthes é bacharel em Administração (UFSM), mestre e doutor em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Gerente do Observatório Sistema Fiep, professor de graduação e pós-graduação em instituições do Paraná.
  • Laila Del Bem Seleme Wildauer, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Economia, Curitiba, Paraná, Brasil.
    Laila Del Bem Seleme Wildauer é mestre em Administração (UFPR). Pesquisadora Observatório Sistema Fiep.
  • Marília de Souza, Fundação Araucária, Curitiba, Paraná, Brasil.
    Marília de Souza é graduada em Desenho Industrial pela Fundação Mineira de Arte Aleijadinho, com mestrado pela Sciences de l’Homme et Technologie - Université de Technologie de Compiègne, e doutora em Sciences Mécaniques pour l’Ingénieur - Université de Technologie de Compiègne. Pesquisadora Fundação Araucária.

Referências

AGÊNCIA DO SENADO. Sancionada lei que regula mercado de carbono no Brasil. Senado Federal: Brasília-DF, 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/12/12/sancionada-lei-que-regula-mercado-de-carbono-no-brasil

ALENCAR, M. R. Repercussões tributárias do mercado de crédito de carbono no Brasil. Fortaleza, 2025. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/79692/1/2025_dis_mralencar.pdf

ALVES, F. Mercado de carbono: entenda o projeto aprovado na Câmara. Brasil 61. dezembro de 2023.

BATISTA, G. V. Crédito de carbono: como funciona este mercado? Resumo Informativo. Joinville/SC: Clube dos Autores, 2021.

BRASIL. Dispõe sobre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) e dá outras providências. Brasília: DF, 2017.

BRASIL. Projeto de Lei n.412/2022. Regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE). Brasília: Senado Federal, 2022.

BRASIL. Lei n.15.042 - Institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). Brasília: DF, 2024. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L15042.htm

CALIFORNIA AIR RESOURCES BOARD - CARB. Cap-and-Trade Program. California Gov. 2024.

CALIFORNIA ENVIRONMENTAL PROTECTION AGENCY (CEPA). Air Resources Bord. Sacramento: California, 2015.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei n.2.148. Estabelece redução de tributos para produtos adequados à economia verde de baixo carbono. Brasília: DF, dez/2023a.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Câmara aprova projeto que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. Agência Câmara de Notícias. Brasília: DF, 2023b.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS - CGEE. Manual de capacitação sobre mudança climática e projetos de mecanismo de desenvolvimento limpo (MDL). Brasília/DF: CGEE, 2010.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI. Mercado de carbono: análise de experiências internacionais / Confederação Nacional da Indústria. Brasília: CNI, 2021.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA - CNI. Proposta da indústria para o mercado regulado de carbono / Confederação Nacional da Indústria. - Brasília: CNI, 2023.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). Matriz energética e elétrica. Brasília: DF, 2024.

EUROPEAN COMISSION. EU Emissions Trading System (EU ETS). Clima Action: Directorate-General for Climate Action. 2023.

EUROPEAN PARLIAMENT AND OF THE COUNCIL. DIRECTIVE 2003/87/EC. Establishing a scheme for greenhouse gas emission allowance trading within the Community and amending Council Directive 96/61/EC, 2003.

FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - FAEMG. Publicada lei que regulamenta mercado de carbono no Brasil. FAEMG/SENAR, 2024. Disponível em: https://www.faemg.org.br/senar/noticias/publicada-lei-que-regulamenta-mercado-de-carbono-no-brasil

FRIEDLINGSTEIN, P. et al. Global Carbon Budget -2022. v.14, issue 11, ESSD, p.4811-4900, 2022.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS (FGV). Webinar sobre “Perspectivas sobre o mercado de carbono regulado no Brasil”, encontro das Iniciativas Empresariais”. Iniciativas Empresariais. São Paulo, 2024.

FUNDO VALE ECO SECURITIES. Visão geral do mercado internacional de carbono. Relatório Técnico. Nova Lima, 2022.

GOBIERNO DEL MEXICO. Programa de prueba del sistema de comercio de emisiones. Mexico: Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales, 2021.

GOBIERNO DE MEXICO. Registro Nacional de Emisiones RENE: para el reporte de emisiones de compuestos y gases de efecto invernadero. Secretaría de Medio Ambiente y Recursos Naturales, 2023.

GODOY, S. Projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa: desempenho e custos de transação. R. Adm, v.48, n.2, p.310-26, abril/maio/jun. 2013.

GODOY, S.; SAES, M. Cap-and-trade e projetos de redução de emissões: comparativo entre mercados de carbono, evolução e desenvolvimento. Ambiente e Sociedade, v.XVIII, n.1, p.141-60, jan.-mar. 2015.

GUTIERREZ, M. B. G. P. S. O Brasil e o mercado de carbono. Regional, Urbano e Ambiental. Brasília/DF: Ipea. 2009. p.121-34.

GUTIERREZ, M. B. G. P. S. O mecanismo de desenvolvimento setorial: perspectivas para o desenvolvimento sustentável brasileiro. Texto para Discussão n.20. Departamento de Economia: Universidade Federal Fluminense, junho-2010.

INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA (INSPER). Crédito de carbono não é valor mobiliário. Notícias Direito. São Paulo, 2022.

INTERNATIONAL CARBON ACTION PARTNERSHIP (ICAP). Korea Emissions Trading Scheme: General Information, 2022.

INTERNATIONAL CARBON ACTION PARTNERSHIP (ICAP). Korea Emissions Trading Scheme. 2024a.

INTERNATIONAL CARBON ACTION PARTNERSHIP (ICAP). Korea Emissions Trading Scheme: general information. 2024b.

INTERNATIONAL CHAMBER OF COMMERCE (Brasil) - ICC e Way Carbon. Relatório 2021: oportunidades para o Brasil em mercado de carbono, 2021. Disponível em: https://www.iccbrasil.org/media/uploads/2021/09/27/oportunidades-para-o-brasil-em-mercados-de-carbono_icc-br-e-waycarbon_29_09_2021.pdf

INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE (IPCC). Climate Change 2022: Mitigation of Climate Change - Summary for Policymakers. Cambridge University Press, Cambridge, UK and New York, NY, USA, 2022.

LEONHARDT, R.D.; SCOPEL, C.A.S.R.; SPINELLI, H.X.M. SBCE: o novo marco legal do comércio de emissões no Brasil. Ebook: Machado Meyer Advogados, Dez.2024. Disponível em: https://www.machadomeyer.com.br/images/ebooks/Ebook_-_PL_de_Mercado_de_Carbono.pdf

MAIA, S. F.; SOUSA, E. F. M.; VALENTINI, M. P. A dinâmica dos instrumentos de precificação de carbono: uma análise para o mercado cap-and-trade. Anais da 61° Congresso da Sober. Brasília: DF, 2023.

MARAPODI, M. O mercado de créditos de carbono no Brasil. Niterói: Marapodi, 2017.

MATSUI, N. Brasil manifesta interesse em aderir ao programa preparatório para precificação de carbono. 2021.

MINISTÉRIO DA FAZENDA. Sancionada a lei que estabelece as bases para um mercado regulado de carbono no Brasil. Dez-2024. Disponível em: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2024/dezembro/Sancionada-a-lei-que-estabelece-as-bases-para-um-mercado-regulado-de-carbono-no-Brasil

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE (MMA). Divisão de Economia Climática - Gestão de Sistemas. Lei sobre Alocação e Comércio de Licenças de Emissão de Gases de Efeito Estufa. Coréia do Sul, 2024.

MOTTA, R.S. O que será discutido na COP27. Rio de Janeiro: Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), 2020.

MOTTA, R.S. CO2: proposta de marco regulatório para o mercado de carbono brasileiro. Rio de Janeiro: Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), 2021.

MUNHOZ, L. Transição da taxa de carbono de fronteira da União Europeia. Agroanalysis, p.23-4, 2023. Disponível em: https://agro.fgv.br/sites/default/files/2023-11/2023_11.pdf

OCAMPO, M.; SANTA CATARINA, C. Sistema de Comercio de Emisiones de Carbono. Nota INCyTU, n. 027, enero 2019. Ciudad de Mexico.

SALES, F. Créditos de Carbono: o mercado global passo a passo. Ebook Kindle: Amazon, 2023. 140p.

SANT’ANA, M. C. RenovaBio: estudo fenomenológico acerca da formulação e implementação da política nacional brasileira de biocombustíveis. Covilhã, 2023. Tese (Doutorado) - Universidade da Beira Interior, Portugal.

SECRETARIA DE POLÍTICA ECONÔMICA (SPE)/ Ministério da Fazenda. Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões. Brasília: DF, Ministério da Fazenda, 2024.

SENADO FEDERAL. Projeto de Lei n.412. Regulamenta o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE). Brasília, DF, 2023a.

SENADO FEDERAL. Senado volta a debater em 2024 regulamentação do mercado de carbono. Agência Senado. Brasília, DF, 2023b.

SENADO FEDERAL.CMA exclui agronegócio e aprova projeto que regulamenta mercado de carbono. Agência Senado. Brasília, DF, 2023c.

SENADO FEDERAL. Sancionada lei que regulamenta mercado de carbono. Rádio Senado. Brasília: DF, 2024. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2024/12/13/sancionada-lei-que-regulamenta-mercado-de-carbono

SEROA DA MOTTA, R. O Caminho para Glasgow: Perspectivas para o Mercado de Carbono. Webinar organizado pelo Comitê de Meio Ambiente & Sustentabilidade da Britcham, 2021.

SILVA, C.; FREIRE JUNIOR, W.; BASSETO, L. Mercado de Carbono e instituições: oportunidades na busca por um novo modelo de desenvolvimento. Interciência, v.37, n.1, p.8-13, 2012.

SISTEMA DE ESTIMATIVAS DE EMISSÕES E REMOÇÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA (SEEG). Plataforma Digital. 2024.

SOBRINHO, V. G. All the loners mingle: Where do they all come from and belong? Regulating sectoral emissions and carbon markets in Brazil. Journal of Cleaner Production, v.390, 2023.

SOBRINHO, R. P. et al. Tecnologia blockchain: inovação em pagamentos por serviços ambientais. Estudos Avançados, v.95, n.22, 2019.

SOUZA, S. L. V. B. Os créditos de carbono no âmbito do Protocolo de Quioto, Curitiba: Appris, 2020.

TEIXEIRA JUNIOR, S. Onde estão os créditos de carbono brasileiros? Este painel aponta Ferramenta reúne em um único lugar projetos de conservação e restauro florestal que negociam créditos no mercado voluntário, março 2024. UOL Re-set.

TOLEDO NETO, E. R. Como comprometer o primeiro mercado regulado de carbono do Brasil. Agência EPBR, 2022.

TRENNEPHOL, N. Mercado de carbono e sustentabilidade: desafios regulatórios e oportunidades. São Paulo: Saraiva, 2022.

UNTERSTELL, N.; WATANABE JUNIOR, S. Por um mercado de carbono - mas qual? Talanoa Políticas Públicas. Policy Brief. Rio de Janeiro, 2023.

VARGAS, D. B.; DELAZERI, L. M. M.; FERREIRA, V. H. P. O avanço do mercado voluntário de carbono no Brasil: desafios estruturais, técnicos e científicos. FGV: Escola de Economia de São Paulo, maio de 2022.

WORLD BANK. Carbon crediting mechanisms: key statistics for 2023 on regional, national and subnational carbon crediting mechanisms, 2023.

WORLD BANK. Carbon crediting mechanisms: What is Carbon Pricing? 2024.

Downloads

Publicado

2025-09-09

Como Citar

Vieira, A. C. P., Garcia, J. R., Vieira, C. de A., Ruthes, S., Wildauer, L. D. B. S., & Souza, M. de. (2025). O mercado regulado de carbono no Brasil. Estudos Avançados, 39(114), e39114141. https://doi.org/10.1590/s0103-4014.202539114.009