PORTAL DE REVISTAS DA USP
Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Estudos Avançados
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões online
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 32 n. 94 (2018)
v. 32 n. 94 (2018)
Publicado:
2018-12-17
Editorial
Editorial
xi-xi
pdf
Ensino de ciências
Ensino de Botânica
conhecimento e encantamento na educação científica
Suzana Ursi, Percia Paiva Barbosa, Paulo Takeo Sano, Flávio Augusto de Souza Berchez
7-24
pdf
Potencialidades do ensino de Biologia por Investigação
Daniela Lopes Scarpa, Natália Ferreira Campos
25-41
pdf
Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores
Anna Maria Pessoa de Carvalho, Lucia Helena Sasseron
43-55
pdf
A formação continuada do professor de Física
Jesuína Lopes de Almeida Pacca, Alberto Villani
57-71
pdf
Uma análise crítica do ensino de Física
Marco Antonio Moreira
73-80
pdf
Dimensões a considerar na pesquisa com dispositivos móveis
Marcelo Almeida Bairral
81-95
pdf
A abordagem histórico-investigativa no ensino de Ciências
Renata F. M. Batista, Cibelle Celestino Silva
97-110
pdf
Ensino Médio–etapa conclusiva de uma educação em crise
Luís Carlos de Menezes
111-118
pdf
Trajetória e perspectivas para o ensino de Matemática nos anos iniciais
Cármen Lúcia Brancaglion Passos, Adair Mendes Nacarato
119-135
pdf
Materiais curriculares e professores que ensinam Matemática
Jonei Cerqueira Barbosa, Andréia Maria Pereira de Oliveira
137-152
pdf
Conexões extramatemáticas na formação inicial de docentes
Yuly Vanegas, Joaquin Giménez
153-169
pdf
A história da álgebra e o pensamento algébrico
correlações com o ensino
Flávio Ulhoa Coelho, Marcia Aguiar
171-187
pdf
Etnomatemática, justiça social e sustentabilidade
Ubiratan D’Ambrosio
189-204
pdf
Formação de professores de Química no Brasil e no mundo
Carmen Fernandez
205-224
pdf
Princípios para o currículo de um curso de Química
Flavio Antonio Maximiano
225-245
pdf
A química no Vestibular Fuvest (1980-2018)
Paulo Alves Porto
247-267
pdf
As Ciências da Natureza nas 1ª e 2ª versões da Base Nacional Comum Curricular
Maria Eunice Ribeiro Marcondes
269-284
pdf
A arqueologia como paradigma de ciência histórica e interdisciplinar
Astolfo Gomes de Mello Araujo
285-308
pdf
Ensino de Geociências na universidade
Umberto G Cordani, Marcia Ernesto, Maria Assunção F. da Silva Dias, Elisabete de Santis B. G. Saraiva, Fernando F. de Alkmim, Carlos Alberto Mendonça, Rachel Albrecht
309-330
pdf
Perspectivas do ensino de Geociências
Marcia Ernesto, Umberto G. Cordani, Celso dal Ré Carneiro, Maria Assunção F. da Silva Dias, Carlos Alberto Mendonça, Elisabete de Santis Braga
331-343
pdf
Por uma dialética das controvérsias
o fim do modelo positivista na história das ciências
Gildo Magalhães
345-361
pdf
Engenharia da Complexidade em Edgar Morin
José Roberto Castilho Piqueira
363-370
pdf
Textos
Conhecimentos ecológicos indígenas e recursos naturais
a descolonização inacabada
Gonzalo Aguilar Cavallo
373-390
pdf
Aníbal Quijano e a racionalidade alternativa na América Latina
diálogos com Mariátegui
Deni Alfaro Rubbo
391-409
pdf
Anibal Quijano (1930-2018), Instituto de Estudos Avançados e o contexto peruano
Enrique Amayo Zevallos
411-427
pdf
Como e por quê escrevemos História do Brasil.Uma interpretação
Carlos Guilherme Mota
429-439
pdf
Idioma
English
Español
Português
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários