México, ejemplo de las politicas anti-desarrollo del Consenso de Washington

Autores

  • Arturo Guillén Universidad Autónoma Metropolitana Iztapalapa

Palavras-chave:

México, Consenso de Washington, Estagnação econômica, Novo-desenvolvimentismo, Estratégias de desenvolvimento, Nafta (TLCAN)

Resumo

A partir dos avanços conseguidos pelo "novo-desenvolvimentismo", o artigo examina as políticas macroeconômicas implementadas no México no contexto do Consenso de Washington, as quais, no caso mexicano, foram institucionalizadas com a assinatura do Tratado de Livre Comércio de América do Norte (TLCAN). Este tratado consolidou o modelo neoliberal e agrilhoou a sorte da economia mexicana ao desempenho da economia dos Estados Unidos. No artigo, a economia mexicana analisa-se como um caso paradigmático dos efeitos anticrescimento, de desarticulação dos sistemas produtivos e desestabilizadores das políticas pró-cíclicas inspiradas no Consenso de Washington. Conclui-se que os principais obstáculos para levar à prática uma estratégia alternativa de desenvolvimento no México, orientada ao crescimento sustentável com equidade, são políticos e residem na dominação do poder político por uma oligarquia financeira rentista que carece de qualquer ideia de projeto nacional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Novo Desenvolvimento

Como Citar

Guillén, A. (2012). México, ejemplo de las politicas anti-desarrollo del Consenso de Washington . Estudos Avançados, 26(75), 57-76. https://revistas.usp.br/eav/article/view/39484