Avaliação de eficiência das escolas públicas de ensino médio em Goiás: uma análise de dois estágios
DOI:
https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea118947Palavras-chave:
Eficiência, Escolas Estaduais, DEA, Regressão Beta Inflacionado.Resumo
O estudo verifica o nível de eficiência das escolas estaduais públicas goianas, por meio do desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o custo médio por aluno. Em um segundo momento, determina-se os condicionantes das eficiências. Para a avaliação de efi- ciência, utilizou-se o método não paramétrico de Análise Envoltória de Dados (DEA) e para o segundo estágio, a regressão beta inflacionada, que acomoda o intervalo dos resultados obtidos na primeira etapa. As evidências empíricas mostram que as escolas militares e mais especializadas tendem a ter desempenho superior às demais, enquanto as escolas com ensino em tempo integral, e com maior média de hora aula, tendem a ser mais ineficientes.Downloads
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Publicado
2017-06-01
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Oliveira, G. R., Lima, A. F. R., Fonseca Júnior, S. B., & Rosa, T. M. (2017). Avaliação de eficiência das escolas públicas de ensino médio em Goiás: uma análise de dois estágios. Economia Aplicada, 21(2), 163-181. https://doi.org/10.11606/1413-8050/ea118947