Programa BR do Mar e seus efeitos sobre a matriz de transporte e rotas inter-regionais no Brasil

Autores

  • Márcio Nora Barbosa Universidade Federal do Rio Grande
  • André Filipe Zago de Azevedo Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Angélica Massuquetti Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Angelo Costa Gurgel Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea182157

Palavras-chave:

cabotagem, Programa BR do Mar, PAEG-TLOG

Resumo

Este artigo investiga os efeitos que o Programa BR do Mar, incentivo à cabotagem, poderá exercer sobre a matriz de transportes de cargas e nas rotas inter-regionais do país. Para tanto, foi desenvolvido um Modelo de Equilíbrio Geral Computável, denominado PAEG-TLOG, com base no GTAP em sua versão 10. Os resultados indicam que a matriz de transporte inter-regional obtém um crescimento da participação da cabotagem, representando uma redução de, aproximadamente, 410 mil caminhões nas estradas em longas distâncias, reduzindo os acidentes, os custos com roubos e avarias e gerando menores níveis de poluição.

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Publicado

2022-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Programa BR do Mar e seus efeitos sobre a matriz de transporte e rotas inter-regionais no Brasil. (2022). Economia Aplicada, 26(3), 275-304. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea182157