Efeito da criminalidade na gestão eficiente dos recursos públicos educacionais nos municípios mineiros
DOI:
https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea193809Palavras-chave:
criminalidade, educação, eficiência, gestão de recursos públicosResumo
O objetivo desse estudo é analisar o efeito da criminalidade sobre a gestão eficiente dos recursos públicos educacionais nos municípios mineiros. Para tal, calcularam-se as medidas de eficiência de cada município por meio da análise envoltória de dados (DEA). Posteriormente, por meio da análise econométrica, vide procedimento proposto por Simar e Wilson (2007), identificou-se o efeito do crime sobre a gestão eficiente. Os resultados revelam que quinze municípios realizam gestão eficiente dos recursos educacionais e a criminalidade tem efeito negativo e estatisticamente significativo sobre sua gestão.
Downloads
Referências
ARAÚJO, P. L. C. P. Eficiência tributária municipal em dois estágios: análise envoltória de dados (DEA) e regressão quantílica. 2007. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade de Brasília, Brasília.
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial 1995: o trabalhador e o processo de integração mundial. 1. ed. Washington, D.C.: World Bank, 1995. p. 11–132.
BANKER, R. D.; CHARNES, H.; COOPER, W. W. Some models for estimating technical and scale inefficiencies in data envelopment analysis. Management Science, v. 30, n. 9, p. 1078–1092, 1984.
BECKER, G. S. Crime and punishment: an economic approach. Journal of Political Economy, v. 76, n. 2, p. 169–217, 1968.
BECKER, K. L.; KASSOUF, A. L. Uma análise do efeito dos gastos públicos em educação sobre a criminalidade no Brasil. Economia e Sociedade, v. 26, n. 1, p. 215–242, 2017.
BERGUE, S. T. Sistemas de planejamento e controle interno e a análise de desempenho baseada em indicadores de eficácia. 2002. Disponível em: http://www.ufrgs.br/nutep/pesquisas/Artigo_Sistemas%20Planejamento%20e%20Controle.pdf. Acesso em: 18 jan. 2018.
BOHN, L. et al. Os determinantes da eficiência dos gastos públicos com segurança nos municípios mineiros: uma análise a partir da metodologia DEA. Economic Analysis of Law Review, v. 6, n. 1, p. 34–54, 2015.
BRADLEY, Steve; JOHNES, Jill; LITTLE, Alex. Measurement and determinants of efficiency and productivity in the further education sector in England. Bulletin of Economic Research, v. 62, n. 1, p. 307–378, 2010.
CERQUEIRA, D. Trajetórias individuais, criminalidade e o papel da educação. Boletim de Análise Político Institucional, n. 9, 2016.
CERQUEIRA, D.; COELHO, D. S. C. Redução da idade de imputabilidade penal, educação e criminalidade. Rio de Janeiro: Ipea, 2015. (Nota Técnica, n. 15).
CHAN, S.; KARIM, M. Z. A. Public spending efficiency and political and economic factors: evidence fromselected East Asian countries. Economic Annals, v. 57, n. 193, 2012.
CHARNES, A.; COOPER, W. W.; RHODES, E. Measuring the efficiency of decision making units. European Journal of Operational Research, v. 2, n. 6, p. 429–444, 1978.
CITTADIN, I.; FRANÇA, M. T. A. A violência como fator de influência no desempenho de alunos do ensino fundamental: análise utilizando modelos multiníveis. 2016. Disponível em: http://www.anpec.org.br/novosite/br/xix-encontro- de- economia-da- regiao-sul-- artigosselecionados. Acesso em: 10 nov. 2017.
COELLI, T.; RAO, D. S. P.; BATTESE, G. E. An Introduction to Efficiency and Productivity Analysis. Dordrecht: Kluwer, 1998.
COSTA, C. C. M. et al. Fatores associados à eficiência na alocação de recursos públicos à luz do modelo de regressão quantílica. Revista de Administração Pública, v. 49, n. 5, p. 13139–13147, 2015.
DIAZ, M. D. M. Qualidade do gasto público municipal em ensino fundamental no Brasil. Revista de Economia Política, v. 32, 1 (126), p. 128–141, 2012.
DINIZ, J. A.; CORRAR, L. J.; LIMA, S. C. A influência das transferências condicionais na eficiência da educação fundamental brasileira. In: CONGRESSO ANPCONT, 8.
FAJNZYLBER, P.; ARAÚJO JÚNIOR, A. F. Violência e criminalidade. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, CEDEPLAR, 2001. (Texto para Discussão, n. 167).
FARIA, F. P.; JANNUZZI, P. M.; SILVA, S. J. Eficiência dos gastos municipais em saúde e educação: uma investigação através da análise envoltória no estado do Rio de Janeiro. Revista de Administração Pública, v. 42, n. 1, p. 155–177, 2008.
FELÍCIO, F.; FERNANDES, R. O efeito da qualidade da escola sobre o desempenho escolar: uma avaliação do ensino fundamental no estado de São Paulo. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA DA ANPEC, 33. Anais. Natal: ANPEC, 2005.
FERREIRA, F. Os determinantes da desigualdade de renda no Brasil: luta de classes ou heterogeneidade educacional? Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2000. (Texto para discussão, n. 415).
FERREIRA, V. B.; TEIXEIRA, E. C. Impacto da Distorção Idade-Série sobre a Criminalidade em Minas Gerais. Revista Brasileira de Segurança Pública, v. 12, n. 2, p. 269–291, 2018.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO—FJP. Índice Mineiro de Responsabilidade Social 2014. 2014.
GAMA, V. A.; SCORZAFAVE, L. G. Os efeitos da criminalidade sobre a proficiência escolar no ensino fundamental no município de São Paulo. Pesquisa e Planejamento Econômico, v. 43, n. 3, p. 447–477, 2013.
GOMES, E. G. M. Conselhos gestores de políticas públicas: democracia, controle social e instituições. 2003. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) – Escola de Administração do Estado de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo.
GRAMANI, M. C. Análise dos determinantes de eficiência educacional do estado do Ceará. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 95, p. 507–526, 2017.
HAUNER, D.; KYOBE, A. Determinants of government efficiency. World Development, v. 38, n. 11, p. 1527–1542, 2010.
HOFF, A. Second stage DEA: comparison of approaches for modelling the DEA score. European Journal of Operational Research, v. 181, n. 1, p. 425–435, 2007.
HOLLAND, D. S.; LEE, S. T. Impacts of random noise and specification on estimates of capacity derived from data envelopment analysis. European Journal of Operational Research, v. 137, n. 1, p. 10–21, 2002.
HUGUENIN, J. M. Determinants of school efficiency: the case of primary schools in the State of Geneva, Switzerland. International Journal of Educational Management, v. 29, n. 5, p. 539–562, 2015.
INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS APLICADAS—IPEA. Atlas da Violência 2017. 2017. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/download/2/2017. Acesso em: 24 jan. 2018.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA — INEP. Oque é o Ideb. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/ideb. Acesso em: jul. 2018.
JOHNSON, A. L.; KUOSMANEN, T. One-stage and two-stage DEA estimation of the effects of contextual variables. European Journal of Operational Research, v. 20, n. 2, p. 559–570, 2012.
KAKIHARA, A. A. S. B.; SILVA, V. S.; POKER JÚNIOR, J. H. Análise da eficiência do gasto público em educação fundamental em oito diretorias de ensino de São Paulo. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 48. Anais. Vitória: SBPO, 2016.
LOMBARDI FILHO, S. C.; OLIVEIRA, A. M. H. C. O impacto da violência nas escolas sobre a proficiência estudantil: uma análise para as capitais nordestinas. Revista Econômica do Nordeste, v. 48, n. 3, p. 95–112, 2017.
LOPES, M. C. M. Análise da eficiência do gasto público em educação para os municípios brasileiros. 2016. Dissertação (Mestrado em Economia) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.
MACHADO JUNIOR, S. P.; IRFFI, G.; BENEGAS, M. Análise da eficiência técnica dos gastos com educação, saúde e assistência social dos municípios cearenses. Planejamento e Políticas Públicas, n. 36, p. 87–113, 2011.
MCDONALD, J. Using least squares and tobit in second stage DEA efficiency analyses. European Journal of Operational Research, v. 197, n. 2, p. 792–798, 2009.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO—MEC. Ministério da Educação. 2019. Disponível em: http : //portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32009. Acesso em: 28 jul. 2019.
MONTEIRO, J.; ROCHA, R. Neighborhood violence and school achievement: evidence from Rio de Janeiro’s drug battles. 2011. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ocs/index.php/sbe/EBE11/paper/download/2865/1304. Acesso em: 12 dez. 2017.
MOTTA, R. S.; MOREIRA, A. Eficiência na gestão municipal no Brasil. Rio de Janeiro: Ipea, 2007. (Texto para discussão, n. 1301).
NUINTIN, A. A. et al. Eficiência da aplicação de recursos públicos nas universidades federais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 25. Anais. Vitória: Associação Brasileira de Custos, 2014.
OLIVEIRA, V. R.; FERREIRA, D. Violência e desempenho dos alunos nas escolas brasileiras: uma análise a partir do SAEB 2011. Revista Econômica, v. 15, n. 1, p. 84–114, 2013.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT — OECD. Education at a Glance: OECD Indicators. 2015a. Disponível em: http : //www.oecd.org/brazil/Education-at-a-glance-2015-Brazil-in-Portuguese.pdf. Acesso em: 14 jan. 2018.
ORGANISATION FOR ECONOMIC CO-OPERATION AND DEVELOPMENT — OECD. Programme for International Student Assessment - PISA, 2015. 2015b. Disponível em: http://www.oecd.org/pisa/data/. Acesso em: 20 nov. 2017.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE—OMS. Relatório mundial da saúde. 2017. Disponível em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/255336/1/9789241565486-eng.pdf?ua=1. Acesso em: 10 jan. 2018.
PASTORE, J.; SILVA, N. V. Mobilidade Social no Brasil. São Paulo: Makron Books, 2000.
PORTULHAK, H.; RAFFAELLI, S. C. D.; SCARPIN, J. E. A eficiência das aplicações de recursos voltadas à saúde pública nos municípios brasileiros: uma análise baseada no índice de desenvolvimento do sistema único de saúde (IDSUS), 2013. 2013. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2013_EnANPAD_APB2223.pdf. Acesso em: 8 jan. 2018.
RAHELI, H. et al. A two-stage DEA model to evaluate sustainability and energy efficiency of tomato production. Information Processing in Agriculture, v. 4, p. 342–350, 2017.
RAMALHO, E. A.; RAMALHO, J. J.; HENRIQUES, P. D. Fractional regression models for second stage DEA efficiency analyses. Journal of Productivity Analysis, v. 34, n. 3, p. 239–255, 2010.
RODRIGUES, A. C.; TEIXEIRA, F. A. Determinantes da (in)eficiência do gasto público em educação nos municípios mineradores de Minas Gerais. Revista Espacios, v. 38, n. 20, 2017.
SAVIAN, G.; BEZERRA, F. M. Análise de eficiência dos gastos públicos com educação no ensino fundamental no estado do Paraná. Economia e Região, v. 1, n. 1, p. 26–47, 2013.
SILVA, A. A. P. et al. Eficiência na alocação de recursos públicos destinados à educação, saúde e habitação em Minas Gerais, 2010. 2010. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/apb1401.pdf.Acesso em: 18 jan. 2018.
SIMAR, L.; WILSON, P. W. Estimation and inference in two-stage, semi-parametric models of production processes. Journal of Econometrics, v. 136, n. 1, p. 31–64, 2007.
SIMAR, L.; WILSON, P. W. Hypothesis testing in nonparametric models of production using multiple sample splits. Journal of Productivity Analysis, v. 53, n. 3, p. 287–303, 2020.
SIMAR, L.; WILSON, P. W. Sensitivity analysis of efficiency scores: how to bootstrap in nonparametric frontier models. Management Science, v. 44, n. 1, p. 49–61, 1998.
TEIXEIRA, E. C. Dois ensaios acerca da relação entre criminalidade e educação. 2011. Tese (Doutorado em Economia Aplicada) – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Piracicaba.
TEIXEIRA, E. C.; KASSOUF, A. L. Impacto da educação defasada sobre a criminalidade no Brasil: 2001-2005. Rede de Economia Aplicada, 2011.
TEIXEIRA, E. C.; KASSOUF, A. L. Impacto da violência nas escolas paulistas sobre o desempenho acadêmico dos alunos. Economia Aplicada, v. 19, n. 2, p. 221–240, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Economia Aplicada

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.