Subsídios ao ensino superior geram efeitos no mercado de trabalho? Avaliação do Programa Nossa Bolsa no Estado do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea194209

Palavras-chave:

educação superior, programa de subsídios, avaliação de impacto

Resumo

Este artigo estima os impactos do “Programa Nossa Bolsa” (PNB) do governo do estado do Espírito Santo, que oferece bolsa de estudos a estudantes egressos de escolas públicas em instituições de ensino superior sobre escolaridade e desempenho no mercado de trabalho dos beneficiários. Usando uma estratégia de pareamento por escore de propensão, nossos resultados mostram um incremento de 25 pontos percentuais sobre a probabilidade de o indivíduo completar o nível superior. Também encontramos efeitos positivos sobre a probabilidade de estar empregado e sobre salários. Com relação ao tempo no emprego, estimamos um efeito negativo do programa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRAHAM, K.; CLARK, M. Financial Aid and Students’ College Decisions: Evidence from the District of Columbia Tuition Assistance Grant Program. The Journal of Human Resources, v. 41, n. 3, p. 578–610, 2006.

BECKER, K. L.; MENDONÇA, M. J. Avaliação de Impacto do Prouni sobre a Performance Acadêmica dos Estudantes. Brasília: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2019.

CALIENDO, M.; KOPEINIG, S. Some practical guidance for the implementation of propensity score matching. Journal of Economic Surveys, v. 22, n. 1, p. 31–72, 2008.

CANTON, E.; BLOM, A. Can student loans improve accessibility to higher education and student performance? An impact study of the case of SOFES, Mexico. Washington, DC: World Bank, 2004.

CASTLEMAN, B. L.; LONG, B. T. Looking beyond Enrollment: The Causal Effect of Need-Based Grants on College Access, Persistence, and Graduation. Journal of Labor Economics, v. 34, n. 4, 2016.

CORNWELL, C.; MUSTARD, D. B.; SRIDHAR, D. J. The Enrollment Effects of Merit-Based Financial Aid: Evidence from Georgia’s HOPE Program. Journal of Labor Economics, v. 24, n. 4, 2006.

DEARDEN, L.; FITZSIMONS, E.; WYNESS, G. Money for nothing: Estimating the impact of student aid on participation in higher education. Economics of Education Review, v. 43, p. 66–78, 2014.

DENNING, J. T. Born Under a Lucky Star: Financial Aid, College Completion, Labor Supply, and Credit Constraints. Journal of Human Resources, v. 54, n. 3, p. 760–784, 2019.

GREENSTONE, M. et al. Thirteen Economic Facts about Social Mobility and the Role of Education. Washington, DC: Brookings Institution, 2013.

HECKMAN, J. J.; VYTLACIL, E. J. Econometric evaluation of social programs, part II: Using the marginal treatment effect to organize alternative econometric estimators to evaluate social programs, and to forecast their effects in new environments. In: HECKMAN, J. J.; LEAMER, E. E. (ed.). Handbook of Econometrics. Amsterdam: Elsevier, 2007. v. 6. p. 4875–5143.

HO, D. et al. MatchIt: Nonparametric Preprocessing for Parametric Causal Inference. Journal of Statistical Software, v. 42, n. 8, p. 1–28, 2011. doi: 10.18637/jss.v042.i08. Disponível em: https://www.jstatsoft.org/index.php/jss/article/view/v042i08.

LÉPINE, A. Financial Aid and Student Performance in College: Evidence from Brazil. Brazilian Review of Econometrics, v. 38, n. 2, p. 221–261, 2018.

MENEZES-FILHO, N. Educação e Desigualdade. In: MENEZES-FILHO, N.; LISBOA, M. (ed.). Microeconomia e Sociedade no Brasil. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2001. v. 1. p. 13–50.

MURAKAMI, Y.; BLOM, A. Accessibility and Affordability of Tertiary Education in Brazil, Colombia,Mexico and Peru within a Global Context. Washington, DC: World Bank, 2008.

NIELSEN, H.; SØRENSEN, T.; TABER, C. Estimating the Effect of Student Aid on College Enrollment: Evidence from a Government Grant Policy Reform. American Economic Journal: Economic Policy, v. 2, n. 2, p. 185–215, 2010.

ROY, A. D. Some thoughts on the distribution of earnings. Oxford Economic Papers, v. 3, n. 2, p. 135–146, 1951.

RUBIN, D. B. Estimating causal effects of treatments in randomized and nonrandomized studies. Journal of Educational Psychology, v. 66, n. 5, p. 688, 1974.

SOLIS, A. Credit access and college enrollment. Journal of Political Economy, v. 125, n. 2, p. 562–622, 2017.

Downloads

Publicado

2024-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Demura, K. de D., Lopes, C. F., Seixas, R. N. de L., & Lira, P. (2024). Subsídios ao ensino superior geram efeitos no mercado de trabalho? Avaliação do Programa Nossa Bolsa no Estado do Espírito Santo. Economia Aplicada, 28(2), 201-218. https://doi.org/10.11606/1980-5330/ea194209

Dados de financiamento