Trabalho e conhecimento: lições de clássicos para a análise do capitalismo contemporâneo

Autores

  • João Antônio de Paula Universidade Federal de Minas Gerais. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional
  • Hugo E. A. da Gama Cerqueira Universidade Federal de Minas Gerais. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional
  • Eduardo da Motta e Albuquerque Universidade Federal de Minas Gerais. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-53573035jhe

Palavras-chave:

trabalho, conhecimento, Adam Smith, Karl Marx, economia neo-schumpeteriana

Resumo

Este texto discute os impactos da presente revolução tecnológica, avaliando a emergência de uma economia baseada no conhecimento. O papel do trabalho na sociedade contemporânea é discutido a partir das lições de clássicos da economia (Adam Smith e Karl Marx) e das pesquisas recentes da corrente neo-schumpeteriana. O diagnóstico de Offe sobre a perda da centralidade do trabalho é avaliado e criticado, e uma alternativa de interpretação é sugerida à luz da compreensão do trabalhador coletivo e das suas metamorfoses, que originam um processo de reposicionamento do trabalho. Esse processo expressa o crescimento do peso do trabalho intelectual no interior do trabalhador coletivo.

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Publicado

01-09-2000

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Paula, J. A. de, Cerqueira, H. E. A. da G., & Albuquerque, E. da M. e. (2000). Trabalho e conhecimento: lições de clássicos para a análise do capitalismo contemporâneo. Estudos Econômicos (São Paulo), 30(3), 419-445. https://doi.org/10.11606/1980-53573035jhe