O efeito da taxa cambial sobre o produto

Autores

  • Ruben Dario Almonacid Universidade de VanderbiltInstituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo Autor

Resumo

Baseada na tradição Keynesiana, a literatura em comércio internacional supõe que desvalorizações cambiais são benéficas para a produção global e o desenvolvimento. Este resultado surge da análise dos efeitos da desvalorização, exclusivamente sobre a demanda agregada. O artigo mostra que quando a oferta agregada é incluída, as conclusões são diametralmente opostas, isto é, desvalorizações reduzem produção.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ruben Dario Almonacid, Universidade de VanderbiltInstituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo

    Professor

Referências

Almonadd, R . “ Nominal Income, Output and Prices in the Short Run”, unpublished Ph.D. Dissertation, University of Chicago, June 1971.

Almonacid R. and M. Guitian: “The Optimal Rate of Devaluation”, unpublished monograph of the Conference on Optimum Currency Afeas (Madrid 1970).

Caves, R. “Export-Led Growth,” Discussion Paper n° 65, Harvard Institute of Economic Research (Feb. 1969).

Harberger, A. “ The Case of Three Numéraires”, presented to the Econometric Society, 1966.

Johnson, H. Money, Trade and Economic Growth, (Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1967).

Karlik, J. “Fixed vs Flexible Exchange Rates, A Comment” Journal of Money, Credit and Banking, Vol. I ll, n° 2, Parfi II, May 1971.

MundeJl, R. International Economics, (New York: The Macmillan Co, 1968).

“The Effective Exchange Rate: Em ploym ent and Growth in a Foreign Exchange Contrained Economy"

Nelson, R. Journal of Political Economy, Vo. LXXVIII, May/June 1970.

Samuelson, P . Collected Scientific Papers, of P.A.S• Sec. X ch 66, 67 and 68. Edited by Joseph E . Stiglitz, Cambridge, Mass.: M.I.T. Press, 1966.

Downloads

Publicado

01-10-1972

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Almonacid, R. D. (1972). O efeito da taxa cambial sobre o produto. Estudos Econômicos (São Paulo), 2(5), 155-170. https://revistas.usp.br/ee/article/view/143256