Notas sobre a demanda de café brasileiro pelos EUA

Autores

  • Carlos Viacava Instituto Brasileiro do Café Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo Autor

Resumo

O objetivo da presente nota é determinar-quais os níveis de preços relativos que possam assegurar ao Brasil a colocação de seu café no mercado norte-americano em quantidades equivalentes a sua percentagem das quotas globais atribuídas pela Organização Internacional do Café. Embora nos últimos anos o Brasil tenha vendido proporcionalmente menos café aos Estados Unidos do que a outros mercados esta não é a regra geral. Relativamente, o Brasil perdeu mais mercado nesse país do que no resto do mundo, o que se deve em grande parte ao fato de não adotar uma política de preços uniforme, sendo muito mais competitivo em outros mercados, não só através da venda por entrepostos, como também, através de contratos com torradores, mais vantajosos do que os realizados no mercado americano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Viacava, Instituto Brasileiro do Café Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo

    Diretor de Comercialização e Professor

Downloads

Publicado

01-08-1973

Edição

Seção

Nota Técnica

Como Citar

Viacava, C. (1973). Notas sobre a demanda de café brasileiro pelos EUA. Estudos Econômicos (São Paulo), 3(2), 111-120. https://revistas.usp.br/ee/article/view/143294