Um modelo simples quando o produto é idêntico ao estoque de capital: o exemplo da oferta de carne

Autores

  • Alberto R. Musalen Professor da Universidade Federal da Bahia Autor

Resumo

A indústria do gado envolve duas decisões consideradas na teoria do capital: uma diz respeito ao tamanho que o rebanho deve ter, e que corresponde a um problema de extensão de capital (Capital widening); a outra concerne a quanto tempo se deve manter um animal individual na engorda, constituindo um problema de intensificação de capital (Capital deepening). Este trabalho estuda apenas o primeiro problema. No que se segue é construído um modelo para a indústria que permite analisar a reação da produção, do investimento e do abate, à medida em que certas variáveis-chaves se alteram, conferindo-se atenção especial às elasticidades de curto e de longo prazo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALLEN, R. G. D. — Mathematical Analysis for Economists, Londres: Macmillan, 1938.

NADIRI, M. I. e ROSEN, S. — “Interrelated Factor Demand Functions”, American Economic Review, set., 1969

NORES, G. A. — “Structure of the Argentine Beef Cattle Economy — A Short-Run Model, 1960-1970” Purdue University: Tese de Ph.D. não publicada, junho, 1972.

MUNDELL, R. — Monetary Theory: Inflation, Interest and Growth in the World Economy, Cap. 2, Califórnia: Goodyear Publishing Co., Pacific Palisades, 1971.

MUTH, R. F. — “The Derived Demand Curve for a Productive Factor and the Industry Supply Curve”, Oxford Economic Paper, julho, 1964.

YVER, R.E. — “The Investment Behavior and the Supply Response of the Cattle Industry in Argentina”. Universidade de Chicago: Tese de Ph.D não publicada, set., 1971.

Downloads

Publicado

01-12-1975

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Musalen, A. R. (1975). Um modelo simples quando o produto é idêntico ao estoque de capital: o exemplo da oferta de carne. Estudos Econômicos (São Paulo), 5(3), 91-105. https://revistas.usp.br/ee/article/view/147401