Bem-estar e indicadores de desigualdade

Authors

  • Pt pt Professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro Author

Abstract

O propósito deste ensaio é apresentar algumas idéias sobre o problema do bem-estar e a desigualdade na distribuição de renda e, com base nestas opiniões, fazer uma pequena apologia dos índices de desigualdade em geral, e em particular do índice de Gini. A motivação para este procedimento fundamenta-se no fato de que se tem criticado muito os indicadores da desigualdade da distribuição de renda pela escassa informação que oferecem sobre o bem-estar. Grande parte da insatisfação com as medidas de desigualdade deve-se, em primeiro lugar, ao fato de se esperar de um índice muito mais informações do que ele realmente tem condição de dar; em segundo lugar, à falta de um conhecimento mais aprofundado do significado e das propriedades de cada índice.

Downloads

Download data is not yet available.

References

COSTA, Ramona vai A. — «Medidas de Desigualdade de Renda», IB G E: 1974, não publicado.

LORENZ, M . O . — «Methods of M easuring th e Concentrat'on of W ealth», American Statistical Association, New Series nº 70, junho, 1905.

BOWMAN, M ary J. — «A Graphical Analysis of Personal Incom e Distribution in the U nited States», Readings in the Theory of Income Distribution, R ichard D. Irw in, Inc. reprinted, outubro, 1963.

G ASTW IRTH , Joseph L. — «The Estim ation of th e Lorenz Curve and G ini Index», Review of Economics and Statistics, vol. LIV, nº 3, agosto, 1972.

MORGAN, J. — «The A natom y of Incom e D istribution», Review of Economics and Statistics, 1962. pp. 270/282.

Published

01-08-1976

Issue

Section

Articles

How to Cite

pt, P. (1976). Bem-estar e indicadores de desigualdade. Estudos Econômicos (São Paulo), 6(2), 1-12. https://revistas.usp.br/ee/article/view/147414