Distribuição de renda no Brasil: um adendo e uma correção a um artigo de Morley e Williamson

Autores

  • Rodolfo Hoffmann Autor

Resumo

Morley e Williamson  utilizam o índice de desigualdade de Atkinson para avaliar o grau de desigualdade da distribuição da renda no Brasil. Propor-se-á aqui uma discussão do significado do valor do índice, infelizmente não feita pelos autores. Inicialmente se procederá a uma revisão dos pressupostos para a obtenção desse índice, apresentados em Atkinson.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ATKINSON, A .B . — “On th e Measurem ent of Inequality”, Journal of Economic Theory, 2 (3), 1970, pp. 244-263. Reproduzido, junta ­mente com um resumo não matemático, em ATKINSON, A .B . (ed.) — W ealth, Income an d Inequality, Penguin Books: 1973.

FISHLO W , A. — “Brazilian Size Distribution of Incom e”, American Economic Review, m aio, 1972. Versão portuguesa in TOLIPAN e TIN ELL I (orgs.) — A Controvérsia sobre Distribuição de Renda e Desenvolvimento, Zahar Editores: 1975.

LANGONI, C .G . — Distribuição da Renda e Desenvolvimento Econômico do Brasil, Editora Expressão e Cultura: 1973.

MORLEY, S .A . e W ILLIAM SON, J .G . — “Crescimento, Política Salarial e Desigualdade: o Brasil durante a Década de 1960”, Estudos Econômicos, (IPE-USP ), 5 (3), pp. 107-139.

Downloads

Publicado

01-08-1976

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Hoffmann, R. (1976). Distribuição de renda no Brasil: um adendo e uma correção a um artigo de Morley e Williamson. Estudos Econômicos (São Paulo), 6(2), 13-20. https://revistas.usp.br/ee/article/view/147415