Sugestões de diretrizes para formulação e avaliação de programas sociais

Autores

  • Juan Hersztajn Moldau

DOI:

https://doi.org/10.1590/1980-53571633jhm

Resumo

Este artigo tem a finalidade de propor uma estratégia específica para solução da questão de concepção e implementação de programas sociais. A análise apresentada está fundamentada no reconheoimento de que programas sociais podem atender objetivos multiplos irredutíveis. Estes são, em outras palavras, critérios que não tern um denominador comum e que são hierarquizados segundo juízos de valor que devem ser explicitados pelo poder público. Dada a inadequação do método custo-benefício para tratar do problema de alocação de recursos públicos em programas de cunho social, sugere-se uma sequencia alternativa de procedimentos que se acredita poder à  levar a uma solução eficiente. Pretende-se mostrar que uma programação ótima pode ser obtida a partir da listagem e ordenação dos objetivos sociais e da definição de mecanismos adequados para especificação de urn conjunto de programas para atender cada objetivo. Uma distribuição orgamentária ótima pode ser conseguida a partir do conhecimento das relações custo-eficácia confrontando programas alternativos com cada objetivo e a partir da redefinição precisa de prioridades ao longo do processo de satisfação das necessidades sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ARROW, KJ. Social Choice and Individual Values. New York and London, Yale University Press, 1963.

GEORGESCU-ROEGEN, N. Choice Expectations and Measurability. Quarterly Journal of Economics, 68, nov. 1954.

HATRY, H.P. Criteria for Evaluation in Planning State and Local Programs. U.S. State Comittee on Government Operations. Sub Comittee on Intergovernamental Relations. Washington, U.S. Government Printing Office, 1967.

HERSZTAJN-MOLDAU, J. Avaliação de Projetos, Estudo de Tópicos Especials. São Paulo, T.A. Queiroz, 1981.

A Existência de Objetivos Irredutíveis e suas Implicações para a Análise das Escolhas. Tese de Livre-Docência, FEA/USP, 1985.

NEWMAN, P. The theory of Exchange. New Jersey, Prentice Hall, 1965.

WRIGHT, V.G. Alternative Mesures of the Output of Social Programmes; the Elderly. In: CYLYER, A.J. Economic Policies and Social Goals. Martin Robertson, 1974.

Downloads

Publicado

01-09-1986

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Moldau, J. H. (1986). Sugestões de diretrizes para formulação e avaliação de programas sociais. Estudos Econômicos (São Paulo), 16(3), 353-367. https://doi.org/10.1590/1980-53571633jhm