A distribuição das despesas públicas nas diferentes esferas de governo: o caso espanhol
DOI:
https://doi.org/10.11606/1980-53571816jaguResumo
Inicialmente o artigo faz uma revisao da literatura sobre princípios básicos de distribuição de encargos e receitas entre esferas de governo. A seguir, examina o caso Espanhol, procurando destacar as dificuldades e contradições relacionadas com a definição de um modelo padrão de federalismo fiscal. A tradição histórica nesse país situa-se num extremo excessivamente centralista, burocratizante e intervencionista. A Constituição em vigor (1978) propõe uma acentuada ruptura com essa tradição. A distribuição de encargos entre o poder central, as Comunidades Autônomas e os municípios delineada na Constituição é examinada na próxima seção. Na parte final, consideram-se os encargos de responsabilidade das Comunidades Autônomas conforme a Constituição de cada uma delas. Verifica-se, então, que o seu texto - em geral reflexo do poder político dessas instâncias do governo - é, não raras vezes, incompatível com a Carta Magna. O trabalho encerra com sugestões específicas para atenuar os desequilíbrios interjudiciais quanto a distribuição de renda e autonomia.
Downloads
Referências
BUCHANAN, J. The Demand and Supply of Public Goods. Chicago, Rand Mc Nally, 1965.
FERNANDEZ, T. R. La Organizacidn Regional. Apunte Cntico del Anteproyecto de Constitucidn. Centre de Estudios Constitucionales, Madrid, 1979.
MOLDES TEO, E. Introduccidn a la Problemdtica de la Fiscalidad Regional. Revista de Economia y Hacienda Local, 7 (23), EOF, Maio-agosto, 1978.
MUSGRAVE, R. A, Theory of Fiscal Federalism. Public Finance/Finance Publiques, 24 (4), 1969.
GATES, W. E. Fiscal Federalism. N.York, Harcourt-Brace Javanovich, 1972.
PAULY, M. V. La Redistribucidn de la Renta como Bien Publico Local. Revista Hacienda Publica Espahola, nº 50,1978.
REFUSE, R. N. Cyclical Behavior of State Local Finance. In: MUSGRAVE, R.A. (ed.). Essays in Fiscal Federalism. Washington, The Brooking Institution, 1965.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1988 Juan Antonio Gimeno Ullastres
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.