As relações entre capitalismo e educação: prolegômenos

Autores

  • Claudio Salm

DOI:

https://doi.org/10.11606/1980-535722n3cs

Palavras-chave:

educação, mudanças tecnológicas

Resumo

O artigo busca mostrar como que o entendimento das relações econômicas entre educação e mercado de trabalho poderia ser enriquecido através de uma abordagem histórica, indo bem além dos limites estreitos dos enfoques
neocláissicos como o da Teoria do Capital Humano. Sugere que a importancia atribuída & educação básica (ou k educate vocacional) muda conforme os requerimentos impostos pelas grandes mudanças na base técnica. Aqueles requerimentos são bastante diferentes em abrangência e conteúdos e não cabe pensar numa evolução linear, mas em "altos e baixos"
Se esses movimentos possuem, além da forma, também uma natureza cíclica e ocorrem em torno a uma tendência qualquer de longuissimo prazo, é uma questão fascinante, mas não abordada aqui com propriedade.

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Publicado

01-12-1992

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Salm, C. (1992). As relações entre capitalismo e educação: prolegômenos. Estudos Econômicos (São Paulo), 22(Especial), 49-61. https://doi.org/10.11606/1980-535722n3cs