Religião, ética do comércio e valores pessoais: o caso de um comerciante italiano no Brasil colonial
DOI:
https://doi.org/10.1590/1980-53572526mhhPalavras-chave:
religião, ética, valores pessoaisResumo
Este artigo tem propósitos tanto científicos quanto humanísticos: procura elucidar aspectos da sociedade do passado por meio das experiências de um comerciante italiano no Brasil Colonial. Duas questões principais serão enfocadas na análise das evidências documentais: por um lado, quais eram seus valores e crenças e, por outro, quais os princípios sociais que ele tinha de acatar, ao menos exteriormente, sem levar em conta suas inclinações pessoais, para ser um membro atuante de sua comunidade e de sua classe.
Downloads
Referências
BOXER, C. R. The golden age of Brazil: 1695-1750 - growing pains of a colonial society. Berkeley: University of California Press,11962.
CHADWICK, Owen. The reformation. Middlesex: Penguin Books, 1964.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Tomo 1. 14. ed. brasileira. Recife, 1966.
KLEIN, Herbert S. African slavery in Latin America and the Caribbean. Oxford: The University Press, 1986.
LEWIS, Judith Schneid. In the family way: childbearing in the British aristocracy, 1760-1860. New Brunswick: Rutgers University Press, 1986.
LISANTI FILHO, Luis (ed.) Negócios coloniais. Brasilia: Ministério da Fazenda, 1973,5 v.
MARX, Karl. Capital: a critique of political economy. Tradução para o inglês de Ben Fowkes. New York: Vantage Press, 1977.
On the Jewish question. In; TUCKER, Robert (ed.), The Marx-Engels reader. 2nd. ed. New York: W. W Norton & Company, 1978.
SOCOLOW, Susan. Marriage, birth and birth inheritance: the merchants of Buenos Aires. Hispanic American Historical Review, v. 60, August 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1995 Mark Hillary Hansen
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.