Vale a pena pagar para desarmar? Uma avaliação do impacto da campanha de entrega voluntária de armas sobre as mortes com armas de fogo

Autores

  • Milena Karla Soares Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Autor
  • Luiz Guilherme Scorzafave Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Autor
  • Tulio Anselmi Dorigan Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto Autor

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-416145341lmt

Palavras-chave:

buy-back, desarmamento, avaliação, política pública, óbitos relacionados a armas de fogo.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto da campanha de entrega de armas (política de buy-back) sobre a incidência de óbitos com armas de fogo no Estado do Paraná. Visto que neste estado esta campanha teve início seis meses antes da campanha nacional, foi possível utilizar o estimador de diferenças em diferenças, em que os municípios paranaenses constituíram o grupo de tratamento e o grupo de controle, formado por municípios das regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul do país, foi delimitado com a utilização de técnicas de propensity score matching. Da mesma forma que em outros países que adotaram este tipo de política, não se verificou qualquer impacto sobre a taxa de óbitos com armas de fogo no primeiro semestre de campanha no Estado do Paraná, indicando que políticas de buy-back não contribuíram, pelo menos a curto prazo, para a redução da violência.

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Publicado

30-09-2015

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Soares, M. K., Scorzafave, L. G., & Dorigan, T. A. (2015). Vale a pena pagar para desarmar? Uma avaliação do impacto da campanha de entrega voluntária de armas sobre as mortes com armas de fogo. Estudos Econômicos (São Paulo), 45(3), 475-497. https://doi.org/10.1590/0101-416145341lmt