Poder de mercado no segmento de distribuição de Gasolina C: uma análise a partir da nova organização industrial empírica

Autores

  • Rosangela A.S. Fernandes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0101-41612013000300002

Palavras-chave:

poder de mercado, gasolina C, economia industrial

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar o grau de poder de mercado no setor de distribuição
de gasolina C, nas regiões brasileiras, no período de 2002 a 2008. Para tal,
baseou-se na Teoria da Nova Organização Industrial Empírica (NOIE), especificamente,
no modelo proposto por Bresnahan (1982) e Lau (1982). Uma versão dinâmica do
modelo também foi estimada. Os resultados indicaram que, exceto para a região Norte,
para o modelo estático, as empresas distribuidoras de gasolina C não agem como
tomadoras de preços (Λ = 0). No outro extremo, a hipótese de conluio perfeito (Λ = 1) entre elas foi rejeitada. Verificou-se que, em várias regiões, os parâmetros
revelaram-se suficientemente baixos, sugerindo que as empresas distribuidoras apresentam
elevada competição entre si.

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Publicado

30-09-2013

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Fernandes, R. A., & Braga, M. J. (2013). Poder de mercado no segmento de distribuição de Gasolina C: uma análise a partir da nova organização industrial empírica. Estudos Econômicos (São Paulo), 43(3), 465-497. https://doi.org/10.1590/S0101-41612013000300002