A teoria protoindustrial: origem, desenvolvimento e atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-41614915fml

Palavras-chave:

Protoindústria, Industrialização, Indústria rural, Revolução industrial, Putting-out System

Resumo

Antes da Revolução Industrial propriamente dita, a indústria estava em expansão na Europa tanto em produto total como em mão de obra ocupada. Essa expansão ocorreu sob um regime produtivo bastante diferente do que viria a caracterizar a Revolução Industrial. Franklin Mendels batizou esse regime de protoindústria e defendeu que seu desenvolvimento foi um catalisador para a industrialização moderna posterior. Mendels criou assim uma linha de pesquisa que foi desenvolvida e criticada por diversos autores. Este trabalho retoma a teoria protoindustrial e seus principais desenvolvimentos assim como reavalia suas críticas e seu poder heurístico atual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Lima de Medeiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Economia

    Douturando de economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e graduação em economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente focado em história da economia.

  • Luiz Carlos Delorme Prado, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Instituto de Economia

    Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

     

Referências

Downloads

Publicado

31-03-2019

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Medeiros, F. L. de, & Prado, L. C. D. (2019). A teoria protoindustrial: origem, desenvolvimento e atualidade. Estudos Econômicos (São Paulo), 49(1), 131-161. https://doi.org/10.1590/0101-41614915fml