A espiral de antisseleção no mercado brasileiro de planos de saúde individuais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-41615036amj

Palavras-chave:

Seleção adversa, Antisseleção, Planos de saúde individuais, Seguro saúde

Resumo

A antisseleção de tipos de risco em seguros saúde pode ser um fenômeno perverso e comprometedor do equilíbrio das carteiras. A escalada desse efeito está associada às medidas de garantia de renovação da apólice e estabelecimento de subsídio cruzado entre diferentes tipos. O objetivo é avaliar efeitos da introdução de planos populares no mercado brasileiro de planos de saúde individuais. Os resultados não sugeriram a presença de subsídios intergeracionais. Mas, se forem introduzidos produtos competitivos em preços relativos, o movimento anti-seletivo de segurados é tal que compromete a sustentabilidade financeira das operadoras, evidenciando movimento de espiral com deterioração das carteiras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Vinícius França Carvalho, Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
    João Vinícius de França Carvalho é graduado em Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (2007) e em Ciências Atuariais pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (2012). Mestre em Estatística (2011) e Doutor em Estatística (2017), ambos pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, onde se dedica a atividades de pesquisa e ensino em Ciências Atuariais. Tem experiência nas áreas de Estatística e Atuária, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática Atuarial de Seguros de Pessoas (Vida e Previdência), Modelagem de Seguros de Danos (Não-Vida; Patrimoniais), Teoria do Risco e da Ruína e Econometria de Séries Temporais. É membro do Instituto Brasileiro de Atuária, sob registro 2504.  

Referências

Downloads

Publicado

17-11-2020

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Maia, A. C. ., & Carvalho, J. V. F. . (2020). A espiral de antisseleção no mercado brasileiro de planos de saúde individuais. Estudos Econômicos (São Paulo), 50(3), 535-568. https://doi.org/10.1590/0101-41615036amj