A dinâmica do enriquecimento paulista no século XIX: das origens à diversificação do capital da família Lacerda Franco

Autores

  • Gustavo Pereira da Silva Universidade Federal do Paraná. Departamento de Economia

DOI:

https://doi.org/10.1590/0101-4161201545244gps

Palavras-chave:

São Paulo, família, enriquecimento, diversificação, XIX

Resumo

O texto visa apreender a formação e diversificação da riqueza paulista durante o século XIX. A análise recai sobre os Lacerda Franco, importante família paulista cujos membros principiaram economicamente em atividades de cunho interno (lavoura de mantimentos, criação e comércio de animais, produção de aguardente) nas terras próximas da vila de São Paulo e, posteriormente, migraram para o Oeste Paulista, tornando-se senhores de engenho e cafeicultores. Esse processo de enriquecimento aponta a formação de sociedades agrícolas, casa comissária e exportadora, indústria, banco, diversificando as formas de riqueza dentro do complexo exportador cafeeiro da segunda metade do XIX. O fio condutor do trabalho é a apreensão da dinâmica (movimento) desse processo, materializada, através da documentação da família e de suas empresas, no deslocamento pela Província de São Paulo, nas diferentes atividades econômicas que os enriqueceram e nas difusas formas de alocação do capital.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Pereira da Silva, Universidade Federal do Paraná. Departamento de Economia

    Graduado em História pela UNESP/Franca-SP (2005). Mestre em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2008). Doutor em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP (2011). Atualmente Professor Adjunto no Departamento de Economia da Universidade Federal do Paraná.

Referências

Downloads

Publicado

30-06-2015

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Silva, G. P. da. (2015). A dinâmica do enriquecimento paulista no século XIX: das origens à diversificação do capital da família Lacerda Franco. Estudos Econômicos (São Paulo), 45(2), 347-376. https://doi.org/10.1590/0101-4161201545244gps