Crenças de alunos brasileiros (de japonês como le) em relação à habilidade de fala em língua japonesa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i34p46-70Palavras-chave:
Crenças, Habilidade de fala, Estratégias de aprendizagem, Ações, Experiências anteriores de aprendizagemResumo
Apesar das pesquisas de crenças sobre aprendizagem de línguas terem crescido significativamente, trabalhos mais específicos e que abrangem diversas línguas ainda são escassos (BARCELOS, 2003b, 2006, 2007). Sendo assim, a presente pesquisa investigou as crenças de alunos brasileiros de língua japonesa como língua japonesa (LE) em relação à sua habilidade de fala na língua-alvo. A metodologia de investigação utilizada foi a pesquisa qualitativa e sua natureza foi um estudo de caso. O contexto analisado foi uma universidade pública do Distrito Federal e os participantes foram dois alunos não nikkei (não descendentes de japoneses). Foram analisadas as relações entre as crenças, ações e as escolhas das estratégias de aprendizagem dos alunos, bem como a origem das crenças baseadas nas suas experiências anteriores de aprendizagem. Os resultados mostraram que as crenças dos participantes influenciam no uso e desenvolvimento de suas habilidades de fala e estão diretamente ligadas às expectativas de sucesso e fracasso no uso do japonês pelos alunos.
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Copyright (c) 2014 Flávia R. Feijó, Yûki Mukai

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