Shinkeizu (真景図),ou “pintura de um cenário real”

Autores

  • Fernando Carlos Chamas Sem registro de afiliação
  • Madalena Hashimoto Cordaro Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i24p21-37

Palavras-chave:

Pintura japonesa,período Edo, poetas-pintores,bunjinga, Ikeno Taiga.

Resumo

Tomando por objeto as pinturas de paisagens (shinkeizu) do pintor Ike-no laiga (1723-1777) e relacionando-as com as tradições da era clássica (Yamato-e, waka, literatura de diários) e medieval (meisho-e,haikai, literatura dos retirados) e com certas discussões filosóficas (aspectos do taoísmo,xintoísmo,zenbudismo e neoconfucionismo) do período em que o pintor se insere,busca-se fazer uma análise de sua nova forma de representação visual,baseada na experiência empírica,e de suas características enquanto importante faceta da cultura citadina de Edo.

Downloads

Downloads

Publicado

2004-07-10

Edição

Seção

não definida

Como Citar

Chamas, F. C., & Cordaro, M. H. (2004). Shinkeizu (真景図),ou “pintura de um cenário real”. Estudos Japoneses, 24, 21-37. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i24p21-37