Shinkeizu (真景図),ou “pintura de um cenário real”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i24p21-37Palavras-chave:
Pintura japonesa,período Edo, poetas-pintores,bunjinga, Ikeno Taiga.Resumo
Tomando por objeto as pinturas de paisagens (shinkeizu) do pintor Ike-no laiga (1723-1777) e relacionando-as com as tradições da era clássica (Yamato-e, waka, literatura de diários) e medieval (meisho-e,haikai, literatura dos retirados) e com certas discussões filosóficas (aspectos do taoísmo,xintoísmo,zenbudismo e neoconfucionismo) do período em que o pintor se insere,busca-se fazer uma análise de sua nova forma de representação visual,baseada na experiência empírica,e de suas características enquanto importante faceta da cultura citadina de Edo.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2004-07-10
Edição
Seção
não definida
Licença
Copyright (c) 2004 Fernando Carlos Chamas, Madalena Hashimoto Cordaro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Como Citar
Chamas, F. C., & Cordaro, M. H. (2004). Shinkeizu (真景図),ou “pintura de um cenário real”. Estudos Japoneses, 24, 21-37. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i24p21-37