Alunos de Shodô do município de São Paulo e sua prática artística
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i29p141-155Palavras-chave:
shodô, arte da caligrafia japonesa, ensino de shodô, alunos de shodô, shodô em São Paulo.Resumo
Neste artigo, são apresentados e analisados dados referentes a uma parcela dos alunos de shodô do município de São Paulo e dados relacionados à sua prática artística. A partir da aplicação de questionários em oito espaços/associações de São Paulo nos quais o shodô é ensinado, reuniram-se, neste trabalho, os seguintes dados: idade, sexo e nacionalidade dos alunos de shodô das instituições visitadas; nível de conhecimento desses alunos quanto à língua japonesa; tempo de prática de shodô dos respondentes; estilos de shodô praticados por esses alunos; razões pelas quais os alunos das instituições visitadas praticam shodô. Além disso, procedeu-se neste estudo à análise desses dados, a fim de sugerir percursos para o futuro desenvolvimento do shodô em São Paulo.Downloads
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Publicado
2009-07-10
Edição
Seção
não definida
Licença
Copyright (c) 2009 Rodrigo Moura Lima de Aragão

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Como Citar
Aragão, R. M. L. de. (2009). Alunos de Shodô do município de São Paulo e sua prática artística. Estudos Japoneses, 29, 141-155. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i29p141-155