Teatro Kabuki: das origens à contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.v0i38p97-108Palavras-chave:
Kabuki, Cultura Japonesa, Adaptabilidade, Teatro, PerformanceResumo
Este trabalho objetiva estudar o gênero kabuki, partindo de um panorama histórico para então comentar algumas performances recentes, como a do ator Kirk Nishikawa Dixon no filme curto “The Lion” e o denominado chôkabuki (que significa, literalmente, “super kabuki”), apresentando Konjaku Hana Kurabe Senbonzakura (“A festa das mil cerejeiras de ontem e de hoje”), com Shidô Nakamura e a vocaloid Hatsune Miku, um dos maiores ícones pop da atualidade no Japão. Discorre-se sobre a adaptabilidade do gênero kabuki e as características que permaneceram em meio a tantas mudanças: o papel do ator e sua relação com o público, o toque velado de transgressão e a inovação constante, corroborando o kabuki como um teatro popular do seu início até a contemporaneidade.
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