Shôji Ueda, entre o Ma e o Onírico na região de San’in
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7125.i45p69-84Palavras-chave:
Shôji Ueda, Ueda-chô 植田調, fotografia japonesa, Ma 間, Yohaku 余白Resumo
A Costa Oeste da ilha japonesa de Honshû banhada pelo Mar do Japão e menos celebrada em termos culturais do que a Costa Leste, foi berço de alguns artistas no campo da fotografia japonesa, entre eles, Shôji Ueda. Apesar de ser fotógrafo premiado no seu país natal e na França, com um museu próprio em Tottori, Japão, não foi localizado nenhum artigo a seu respeito no Brasil. Este estudo percorre sua carreira em paralelo às tendências da fotografia durante o século XX no Japão, apontando alguns aspectos de sua poética que concorrem para a constituição de um estilo único, conhecido como Ueda-chô. Um desses aspectos, a espacialidade Ma 間 em suas imagens, é analisado em alguns trabalhos do artista. O outro, a linguagem onírica, é também discutido, juntamente a uma reflexão sobre a relação do fotógrafo com elementos culturais da região de San’in onde nasceu e passou sua vida.
Downloads
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna: Do Iluministmo aos Movimentos Contemporâneos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
BROUSSE, Didier. Shôji Ueda. Paris: Actes Sud, 2008.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da Imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.
FRASER, Karen. Photography and Japan. London: Reaktion Books, 2011.
FREUD, Sigmund. Obras Completas, Vol. 14. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
IISAWA, Kôtarô. MA no Ma – Ueda Shôji no Shashin Sekai. 「間の魔」— 植田正治の写真世界 (Ma do Diabo – O universo da fotografia de Shôji Ueda). In: IISAWA, Kôtarô, KANEKO Ryûichi. (Eds.). Ueda Shôji Sakuhinshû (Álbum das obras de Shôji Ueda). Tokyo: Kawade Shibô Shuppansha, pp. 133-136, 2016.
KANEKO, Ryûichi Ikiteiru. Ueda Shôji – Sono hyôka no konkyo wo megutte. 生きてる植田正治 — その評価の根拠をめぐって (Shôji Ueda vivo – Em busca da origem dessa apreciação). In: IISAWA, Kôtarô, KANEKO, Ryûichi. (Eds.). Ueda Shôji Sakuhinshû (Álbum das obras de Shôji Ueda). Tokyo: Kawade Shibô Shuppansha, pp 137-142, 2016.
LEE, Ufan. 余白の芸術Yohaku no Geijutsu. (A Arte do Yohaku). Tokyo: Misuzu Shobô, 2014.
NONAKA, Ikujiro; KONNO Nobouru, TOYAMA Ryoko. Emergence of Ba: A Conceptual Framework for the Continuous and Self-transcending Process of Knowledge Creation. In: NONAKA, Ikujiro; Nishiguchi Toshihiro. Knowledge Emergence: Social, Technical and Evolutionary Dimensions of Knowledge Creation. Oxford: Oxford University Press, 2001.
OKANO, Michiko. MA: Entre-espaço da arte e comunicação no Japão. São Paulo: Annablume, 2012.
SMITH, Ken G.; HITT, Michael A. Great Minds in Management: The Process of Theory Development. New York: Oxford University Press, 2005.
TAKENAKA, Yumi K. Realism and Ethnology in Ueda Shôji’s Photography: Another Aspect of Ueda-chô. Journal of Art Research Center, Ritsumeikan University, 61-68, fev. 2020.
TUCKER, Anne, KANEKO, Ryuichi, TAKEBA, Joe, & FRIIS-HANSEN, Dana. The History of Japanese Photography. New Haven: Yale University Press, 2003.
UEDA, Shoji. 印籠カメラ寫眞帖 Inro Photo Album. Kyoto: Seigensha Art Publishing, Inc, 2014.
UEDA, Shoji. 植田正治作品集 Colection of Works by Shoji Ueda. Tokyo: 河出書房新社Kawade Shobo Shinsha 2016.
WELTER, Julien. Photographie: le regard malicieux de Shoji Ueda. Arte, 2019. Disponível em: <https://www.arte.tv/fr/videos/088747-000-A/photographie-le-regard-malicieux-de-shoji-ueda/>. Acesso em 28 ago. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Ivette Job, Michiko Okano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.