Estudo sobre as tendências de pesquisa de livros didáticos de língua japonesa usados no âmbito universitário do brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.vi47.217914

Palavras-chave:

Análise crítica de livro didático, Ensino de língua japonesa, Formação de professores, Min’na no Nihongo, Marugoto

Resumo

De acordo com os dados de 2017 da Fundação Japão em São Paulo é possível verificar que, das 8 universidades públicas brasileiras que possuem cursos de graduação em Letras com habilitação em Japonês, 7 utilizam livros didáticos (LDs) lançados no mercado editorial japonês voltados para o público adulto estrangeiro. Considerando o papel importante desses LDs tanto como veículos de insumos linguístico e cultural, como também constituindo instrumentos de trabalho para o profissional docente, este presente artigo analisa os tipos de produções científicas nacionais em LDs, no período de 2000 a 2020, explorando novas possibilidades no âmbito da análise crítica.

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Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estudo sobre as tendências de pesquisa de livros didáticos de língua japonesa usados no âmbito universitário do brasil. (2022). Estudos Japoneses, 47, 10-33. https://doi.org/10.11606/ej.vi47.217914