Os personagens de O terceiro assassinato (Sandome no satsujin), de Hirokazu Koreeda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.vi47.217921

Palavras-chave:

Hirokazu Koreeda, análise narrativa, personagem, gênero suspense, estrutura fílmica

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade realizar uma investigação na participação e no papel desenvolvido por um dos elementos essenciais nos enredos cinematográficos, no caso específico desse trabalho, os personagens presentes na trama do longa-metragem de produção japonesa, O terceiro assassinato (Sandome no satsujin, 2018), de Hirokazu Koreeda, pertencente ao gênero de suspense. Essa categoria específica apresenta uma estrutura narrativa que demanda uma série de etapas pelas quais, tanto o protagonista, quanto o antagonista precisam se submeter para que a narrativa se desenvolva e avance. Para o desenvolvimento textual, a base teórica faz uso das obras de Luís Nogueira (2010), Doc Comparato (1995) e Flávio de Campos (2007).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Tradução: Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2003.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. Film art - an introduction. Nova York: The McGraw-Hill Companies, Inc., 2008.

CAMPOS, Flávio de. Roteiro de cinema e televisão: a arte e a técnica de imaginar, perceber e narrar uma estória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda., 2007.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

DAWSON, M. The films of Hirokazu Koreeda. Disponível em: http://www.leftfieldcinema.com/analysis-the-films-of-hirokazu-koreeda. Acesso em: 23 jun. 2019.

FIELD, Syd. Manual do roteiro: os fundamentos do texto cinematográfico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

GAUDREAULT, André; JOST, François. A narrativa cinematográfica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2009.

GOMES, Paulo Emílio Sales; CANDIDO, Antonio; ROSENFELD, Anatol; PRADO, Décio de Almeida. A personagem de ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.

JACOBY, Alexander. A critical handbook of Japanese film directors – From silent era to the present day. Berkley: Stone Bridge Press, 2008.

KENDALL, Karli (2018). Interview with The Third Murder Director Kore-Eda Hirokazu. Disponível em: https://reelmoviemondays.ca/interview-with-the-third-murder-director-kore-eda-hirokazu/. Acesso em: 22 jun. 2019.

KUNIGAMI, André Keiji. A imagem do cinema japonês: Política e ética do olhar e do corpo. 2009. 137 f. Dissertação (Mestrado pelo Departamento de Comunicação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2009.

McDONALD, Keiko I. Reading a Japanese film: cinema in context. Hawaii: University of Hawai’i Press, 2006.

MCKEE, Robert. Story - substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro. Curitiba: Arte & Letra, 2007.

MES, Tom; SHARP, Jasper. The midnight eye guide to New Japanese Film. Berkley: Stone Bridge Press, 2005.

NOGUEIRA, Luís. Manuais de Cinema II - Géneros Cinematográficos. Covilhã: LabComBooks, 2010.

OMMEN, Merel van (s/d). The visual representation of time in the oeuvre of Kore-eda Hirokazu. Disponível em: http://www.imageandnarrative.be/index.php/imagenarrative/article/download/457/340. Acesso em: 25 jun. 2019.

RABIGER, Michael. Directing film techniques and aesthetics. Massachusetts: Elsevier, 2008.

RICH, Motoko (2019). Concorrendo ao Oscar, Hirokazu Kore-eda fala sobre sua carreira. Disponível em: https://alias.estadao.com.br/noticias/geral,concorrendo-ao-oscar-hirokazu-kore-eda-fala-sobre-sua-carreira,70002721815. Acesso em: 22 jun. 2019.

ROSENFELD, Anatol; GOMES, Paulo Emílio Sales; CANDIDO, Antonio; PRADO, Décio de Almeida. A personagem de ficção. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.

SILVA, Odair José Moreira da. O suplício na espera dilatada: a construção do gênero suspenseno cinema. 2011. 317 f. Tese (Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

SUGAI, Mari. A construção das memórias e do cotidiano familiar no espaço narrativo de Seguindo em frente (Aruitemo aruitemo). 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Universidade Federal da Paraiba, Paraíba,

Disponível em: http://therumpus.net/2009/06/the-rumpus-interview-with-hirokazu-koreeda/. Acesso em: 21 jun. 2019.

TANAKA, Shimon (2009). The Rumpus Interview with Hirokazu Koreeda.

TRUFFAUT, François. Hitchcock/Truffaut: Entrevistas. Tradução: Rosa Freire D’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÊ, Anne. Ensaio sobre a análise técnica. Tradução: Marina Appenzelier. Campinas: Editora Papirus, 1994.

Filmografia

O TERCEIRO assassinato. Sandome no satsujin. Direção: Hirokazu Koreeda. Produção: Kaoru Matsuzaki e Hijiri Taguchi. Intérpretes: Masaharu Fukuyama, Kôji Yakusho, Shinnosuke

Mitsushima, Suzu Hirose e outros. Roteiro: Hirokazu Koreeda, 2018. 1 DVD (124 min), widescreen, cor, Dolby Digital. Produzido por Amuse, Fuji IG Laboratory for Movies (FILM), Fuji Television Network e GAGA.

Downloads

Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os personagens de O terceiro assassinato (Sandome no satsujin), de Hirokazu Koreeda. (2022). Estudos Japoneses, 47, 71-88. https://doi.org/10.11606/ej.vi47.217921