Perpetuação, Resiliência e as formas do Kendô

Autores

  • Rafael Itsuo Takahashi Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Lucas Lins Oliveira Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-3198-4009
  • Mariana Harumi Cruz Tsukamoto Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades https://orcid.org/0000-0001-5410-8787

DOI:

https://doi.org/10.11606/ej.vi47.217923

Palavras-chave:

Artes Marciais, Forma, Kendô, Nippon Kendô Kata

Resumo

A partir de evidências de diálogo com os povos vizinhos no desenvolvimento das tradições artísticas do Japão, vemos o método de ensino pelo “kata”, em específico no Kendô e suas formas Nippon Kendô Kata e Bokutô-ni-yoru Kendô Kihon-waza Keiko-hô, como um exercício de perpetuação de uma prática em intensa transformação. Para isso, são recuperadas as formas de grafia em ideograma da romanização “kata” e são lidos relatos de praticantes do teatro nô e do shodô sobre as suas experiências com o “kata”. Por fim para uma reflexão sobre aprendizagem e perpetuação do Kendô moderno, são pontualmente retomados o conceito de Kendô 剣道 pela All Japan Kendo Federation e o contexto de produção dos dois conjuntos de formas do Kendô.

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Publicado

2022-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Perpetuação, Resiliência e as formas do Kendô. (2022). Estudos Japoneses, 47, 89-102. https://doi.org/10.11606/ej.vi47.217923