“El otro duelo”: violência e política em Jorge Luis Borges
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v4i1p128-146Palabras clave:
Jorge Luis Borges, ficción, violenciaResumen
Ao comemorar 70 anos de vida, já consagrado e com uma obra culta e cosmopolita reconhecida mundialmente, o escritor argentino Jorge Luis Borges (1899-1936) retorna ao século XIX, aos conflitos que deram origem à nação argentina, e publica a sua obra mais violenta, a coletânea de contos El informe de Brodie (1970). A violência – seja ela física, psicológica ou cultural – transborda em suas onze narrativas e ganha protagonismo em “El otro duelo”, a mais contundente e brutal delas, na qual o autor retorna mais uma vez a um tema clássico: o duelo, o enfrentamento direto à faca ou a outras armas brancas. Nesse texto curto e cruel, Borges retorna também à oposição entre civilização e barbárie, ao embate entre um projeto nacional voltado para a Europa culta a partir dos centros urbanos e setores letrados, e à sua convivência conflituosa com uma tradição guerreira e conquista- dora, apoiada nos valores da coragem e da valentia pessoal, que tem na figura do gaúcho o indômito seu principal personagem. Embora contextualizado historicamente (a Argentina do século XIX), o conto permite uma leitura atualizada no momento de sua escrita (os conturbados anos 1960 e 1970). Ele transcende esses limites, pois a violência que “El otro duelo” retrata é aquela praticada desde a Conquista, na forma como espanhóis e portugueses ocuparam a América, repetindo procedimentos e estratégias de dominação treinados e praticados desde as Cruzadas e durante a expulsão dos mouros da Península Ibérica, que impregnam as relações sociais do continente desde então.
Descargas
Referencias
ADAMOVSKY, Ezequiel.El gaucho indómito.Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores,2019.
ARRIGUCCI Jr, Davi. Borges ou do conto filosófico. Folha de S.Paulo,São Paulo,03 abril de 1996. Folha Especial, n.p
BORGES, Jorge Luis. Obras Completas:1923-1972.Buenos Aires: Emecé Editores, 1974
BORGES, Jorge Luis. . O informe de Brodie. São Paulo: Editora Globo, 2001.
DORFMAN, Ariel. Imanginación y violencia en America.Barcelona: Editora Anagrama, 1968.
GAMERRO, Carlos. Facundo o Martins Fierro. Los libros que inventaram la Argentina. Buenos Aires: Sudamericana, 2015.
GINZBURG, Jaime. Crítica em tempos de violência.São Paulo: Edusp. 2017.
LACLAU, Ernesto. Populismo: ¿Que hay en el nombre?. In: ARFUCH, Leonor. Pensar este tiempo –espacios, afectos, pertinências.Buenos Aires: Prometeo Libros, 2014.
LLOSA, Mario Vargas. A guerra do fim do mundo. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
PIGLIA, Ricardo. Ideologia y ficción en Borges.Revista de Cultura. Buenos Aires, ano 2, n.5, 1979.
SARLO, Beatriz. A paixão e a exceção: Borges, Eva Perón, Montoneros.São Paulo: Editora UFMG/Cia das Letras,2005.
SARLO, Beatriz. . Borges, um escritor em las orillas.Buenos Aires: Editora Seix Barral,2007.
WEFFORT, Francisco C. Espada, cobiça e fé: As origens do Brasil.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al enviar cualquier trabajo para su publicación en esta revista, el/los autor(es) se compromete(n) con la originalidad, responsabilizándose por cualquier litigio que surja de dicha publicación, así como por el uso de imágenes, citas, transcripciones y referencias en su texto, eximiendo a la Revista Entrecaminos y a su Comité Editorial de toda responsabilidad sobre su contenido.
Del mismo modo, con el envío de material para publicación, el/los autor(es) cede(n) sus derechos a la revista; sin embargo, la Revista Entrecaminos autoriza la publicación del texto en otros medios, ya sea de forma parcial o total, siempre que se haga referencia a la publicación original.
Al enviar su trabajo, por lo tanto, el/los autor(es) manifiesta(n) su conformidad con la política editorial de la revista y con las presentes condiciones.