Uma análise das representações de Havana em La fiesta vigilada de Antonio José Ponte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9748.v2i1p65-76Palabras clave:
Revolução, Literatura, História, EspaçoResumen
A ideia de se conceber a cidade como texto ou signo, que permite por meio da análise de seus espaços e de suas construções a leitura de sua história e a compreensão da sociedade que nela vive é uma noção que pode ser recuperada em trabalhos de intelectuais como Walter Benjamin como em seu inacabado projeto das Passagens (2006), e também em trabalhos mais recentes, como no ensaio “Os vazios de Berlim” (1999) do crítico literário Andreas Huyssen.
Com base neste conceito, propomos uma análise das representações de Havana desenvolvidas por Antonio José Ponte, no “romance” La fiesta vigilada (2007), com objetivo de investigar como os espaços da cidade no texto mencionado nos permitem associá-los com alguns eventos históricos transcorridos em Cuba durante a segunda metade do século XX.
Descargas
Referencias
BENJAMIN, Walter. Passagens. Trad. de Irene Aron. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2006.
GUADALUPE SILVA, María. “Antonio José Ponte: el espacio como texto”. In. Revista Iberoamericana. América Latina – España – Portugal. Madri, N°53, 2014. Disponível em: <https://journals.iai.spk-berlin.de/index.php/iberoamericana/article/view/187/85>. Acesso em: 15 mai. 2015.
GREENE, Henry Graham. Nosso Homem em Havana. Trad. Brenno Silveira, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1972.
HUYSSEN, Andreas. “Os vazios de Berlim”. In. Seduzidos pela memória, Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
PONTE, Antonio José. La fiesta vigilada. Barcelona: Anagrama, 2007.
SARTRE, Jean Paul. Furacão sobre Cuba. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1961.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Al enviar cualquier trabajo para su publicación en esta revista, el/los autor(es) se compromete(n) con la originalidad, responsabilizándose por cualquier litigio que surja de dicha publicación, así como por el uso de imágenes, citas, transcripciones y referencias en su texto, eximiendo a la Revista Entrecaminos y a su Comité Editorial de toda responsabilidad sobre su contenido.
Del mismo modo, con el envío de material para publicación, el/los autor(es) cede(n) sus derechos a la revista; sin embargo, la Revista Entrecaminos autoriza la publicación del texto en otros medios, ya sea de forma parcial o total, siempre que se haga referencia a la publicación original.
Al enviar su trabajo, por lo tanto, el/los autor(es) manifiesta(n) su conformidad con la política editorial de la revista y con las presentes condiciones.