Práticas corporais na formação continuada de professoras: sentidos da experiência
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202046217737Palavras-chave:
Formação de professores, Corpo, Gesto, Práticas corporaisResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutoramento que se situa na tênue fronteira entre educação, educação física e arte, e versa sobre as relações entre a formação continuada de professoras e o lugar do corpo e da expressividade na educação. Objetivou-se que professoras de educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental pudessem, a partir da experimentação, sensibilização e da percepção de seus corpos, compreender possibilidades educativas e artísticas da gestualidade. Para tal, organizamos um curso de extensão para professoras da educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental da cidade de Campinas, em São Paulo, em que as mesmas vivenciaram atividades corporais e artísticas. Numa segunda etapa da investigação, constituímos um grupo focal a fim de discutirmos e compreendermos os sentidos atribuídos pelas professoras participantes ao curso realizado. Como resultado, pudemos ampliar as discussões fundamentais para o desenvolvimento das práticas corporais na formação docente, compreendendo essas práticas de maneira ressignificada a partir das ciências humanas, que compreendem todas as pessoas, incluindo as crianças, como produtoras de culturas, entre elas a cultura corporal. Também foi possível concluir que as experimentações corporais puderam mobilizar a produção de sentidos outros e, assim, tornaram-se uma experiência significativa na formação continuada das professoras participantes que se disseram tocadas e sensibilizadas pelas vivências, reconhecendo, desse modo, a potência que tais práticas podem ter na sua formação e ação profissional.
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