A Avaliação do ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual na escola regular em tempos de pandemia

Autores

  • Andreia Vieira de Mendonça Centro Universitário Christus
  • Tania Vicente Viana Universidade Federal do Ceará
  • Karla Angélica Silva do Nascimento Centro Universitário Christus

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349269037por

Palavras-chave:

Avaliação do rendimento escolar, Transtorno do Desenvolvimento Intelectual, Educação inclusiva, Covid-19

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar a avaliação do ensino-aprendizagem no ensino regular durante a pandemia da Covid-19 (2020-2021), com enfoque na pessoa com deficiência intelectual. Neste sentido, encontram-se elementos para uma reflexão acerca da avaliação da pessoa com deficiência intelectual, contextualizando uma abordagem para sua ressignificação. Para isso, relacionam-se questionamentos pertinentes à valorização das diferenças individuais dos alunos, discutindo a avaliação do ensino-aprendizagem no contexto inclusivo. O estudo é de natureza qualitativa, com o uso de um roteiro de entrevista semiestruturado com familiares e/ou responsáveis de pessoas com deficiência intelectual, para destacar a relação entre a legislação, a avaliação do ensino-aprendizagem e a educação inclusiva no contexto da pandemia da Covid-19 (2020-2021). Os dados analisados integram a tese de Mendonça (2022). A revisão literária proporciona referencial teórico para colaborar com a discussão. Problematizou-se como foi realizada a avaliação do ensino-aprendizagem no ensino regular durante pandemia da Covid-19 (2020-2021), em relação à pessoa com deficiência intelectual. Verificou-se, por uma parcela da amostra, que a avaliação da pessoa com deficiência intelectual foi negligenciada no referido período e, entre os demais participantes da pesquisa, caracteriza-se pela utilização limitada ao uso de instrumentos quantitativos e de mensuração. Conclui-se a necessidade de repensar a avaliação do ensino-aprendizagem da pessoa com deficiência intelectual, em contexto inclusivo, em conformidade com a legislação brasileira vigente.

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Publicado

2023-12-22

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: Educação em contexto de crise sanitária causada pela Covid-19

Como Citar

A Avaliação do ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual na escola regular em tempos de pandemia. (2023). Educação E Pesquisa, 49(contínuo), e269037. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349269037por