As percepções de professores portugueses sobre a avaliação das e para as aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287541Palavras-chave:
Avaliação das aprendizagens, Avaliação para as aprendizagens, Percepções, ProfessoresResumo
É através da avaliação dos alunos que se medem e classificam os seus resultados de aprendizagem (avaliação das aprendizagens) e se avaliam os seus processos de aprendizagem para que aprendam mais e melhor (avaliação para as aprendizagens). Assim, questionámos as percepções de professores de todas as disciplinas de uma turma do 9º ano de escolaridade de um agrupamento de escolas do norte de Portugal sobre estas modalidades de avaliação das aprendizagens. Pretendemos compreender as percepções desses professores sobre os conceitos e as finalidades das duas modalidades de avaliação, bem como sobre a prática desta última. Foi realizado um estudo exploratório de caso, com a entrevista semi-estruturada aos professores de todas as disciplinas da referida turma. Os resultados mostraram que, para os professores, a avaliação das aprendizagens relaciona-se com a medição e a classificação dos resultados de aprendizagem dos alunos; a avaliação para as aprendizagens apresenta-se como sendo contínua e toma por objeto os processos de aprendizagem. Contudo, esta era realizada de forma intuitiva, sem critérios de avaliação explicitados, sem significativa participação dos alunos, mas dela resultando alguma forma de regulação do processo de ensino e de aprendizagem.
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