As percepções de professores portugueses sobre a avaliação das e para as aprendizagens

Autores

  • Carlos Alberto Ferreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Elizabete Pereira Agrupamento de Escolas de Eiriz

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287541

Palavras-chave:

Avaliação das aprendizagens, Avaliação para as aprendizagens, Percepções, Professores

Resumo

É através da avaliação dos alunos que se medem e classificam os seus resultados de aprendizagem (avaliação das aprendizagens) e se avaliam os seus processos de aprendizagem para que aprendam mais e melhor (avaliação para as aprendizagens). Assim, questionámos as percepções de professores de todas as disciplinas de uma turma do 9º ano de escolaridade de um agrupamento de escolas do norte de Portugal sobre estas modalidades de avaliação das aprendizagens. Pretendemos compreender as percepções desses professores sobre os conceitos e as finalidades das duas modalidades de avaliação, bem como sobre a prática desta última. Foi realizado um estudo exploratório de caso, com a entrevista semi-estruturada aos professores de todas as disciplinas da referida turma. Os resultados mostraram que, para os professores, a avaliação das aprendizagens relaciona-se com a medição e a classificação dos resultados de aprendizagem dos alunos; a avaliação para as aprendizagens apresenta-se como sendo contínua e toma por objeto os processos de aprendizagem. Contudo, esta era realizada de forma intuitiva, sem critérios de avaliação explicitados, sem significativa participação dos alunos, mas dela resultando alguma forma de regulação do processo de ensino e de aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABRECHT, Roland. Avaliação formativa. Porto: Asa, 1994.

AFONSO, Almerindo Janela. Questões polémicas no debate sobre políticas educativas contemporâneas: o caso da accountability baseada em testes estandardizados e rankings escolares. In: ALVES, Maria Palmira; DE KETELE, Jean-Marie (org.). Do currículo à avaliação, da avaliação ao currículo. Porto: Porto Editora, 2011. p. 81-101.

ALLAL, Linda. Estratégias de avaliação formativa: concepções psicopedagógicas e modalidades de aplicação. In: ALLAL, Linda; CARDINET, Jean; PERRENOUD, Philippe. A avaliação formativa num ensino diferenciado. Coimbra: Livraria Almedina, 1986. p. 175-209.

AMADO, João. Fundamentos da investigação qualitativa em educação. In: AMADO, João (coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2017. p. 19-73.

AMADO, João; COSTA, António Pedro; CRUSOÉ, Nilma. A técnica da análise de conteúdo. In: AMADO, João (coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Universidade de Coimbra, 2017. p. 303-353.

ASSESSMENT REFORM GROUP. Assessment for learning: research-based principles to guide classroom practice - 10 principles. London: Nuffield Foundation, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BARREIRA, Carlos. Concepções e práticas de avaliação formativa e sua relação com os processos de ensino e de aprendizagem. In: ORTIGÃO, Maria Isabel et al. (org.). Avaliar para aprender no Brasil e em Portugal: perspectivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2019. p. 192-218.

BLACK, Paul; WILLIAM, Dylan. Assessment and classroom learning. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, London, v. 5, n. 1, p. 7-74, 1998. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/0969595980050102

» http://dx.doi.org/10.1080/0969595980050102

BLACK, Paul et al. Working inside the Black Box: assessment for learning in the classroom. Phi Delta Kappan, London, p. 9-21, 2004. DOI: 10.1177/003172170408600105

» https://doi.org/10.1177/003172170408600105

BROOKHART, Susan. How to create and use rubrics for formative assessment and grading. [ S. l .]: ASCD, 2013.

CID, Marília; FIALHO, Isabel. Avaliar para aprender na escola: um caminho em aberto. In: FIALHO, Isabel; VERDASCA, José (org.). TurmaMais e sucesso escolar: trajetórias para uma nova cultua de escola. Évora: Centro de Investigação em Educação e Psicologia- Universidade de Évora, 2013. p. 79-89.

CONTRERAS, Johana; TORRES, Álex. Las evaluaciones educacionales estandardizadas desde la experiencia de los actores. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 49, e248451, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248451es

» https://doi.org/10.1590/S1678-4634202349248451es

COSME, Ariana et al. Avaliação das aprendizagens: propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora, 2020.

ESTEVES, Manuela. Análise de conteúdo. In: LIMA, Jorge Ávila; PACHECO, José Augusto (org.). Fazer investigação: contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora, 2006. p. 105-126.

FERNANDES, Domingos. Avaliar e aprender numa cultura de inovação pedagógica. Lisboa: Leya Educação, 2022.

FERNANDES, Domingos. Para um enquadramento teórico da avaliação formativa e da avaliação sumativa das aprendizagens escolares. In: ORTIGÃO, Maria Isabel et al. (org.). Avaliar para aprender em Portugal e no Brasil: perspetivas teóricas, práticas e de desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2019. p. 139-164.

FERREIRA, Carlos Alberto. A avaliação das aprendizagens no ensino básico português e o reforço da avaliação sumativa externa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 153-169, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022015011892

» http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022015011892

FERREIRA, Carlos Alberto. A avaliação no quotidiano da sala de aula. Porto: Porto Editora, 2007.

FERREIRA, Carlos Alberto. A avaliação para e das aprendizagens de futuros educadores e professores: um olhar a partir dos programas das disciplinas. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 35, p. 336-363, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i35.2550

» http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v12i35.2550

FERREIRA, Carlos Alberto; FOLGADO, Cristina. A avaliação para as aprendizagens: percepções de alunos de um Agrupamento de Escolas português. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 49, p. 863-885, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i49.4255

» http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v15i49.4255

HATTIE, John; CLARKE, Shirley. Visible learning: feedback. London: Routledge, 2019.

HATTIE, John; TIMPERLEY, Helen. The power of feedback. Review of Educational Research, v. 77, n. 1, p. 81-112, 2007.

LEITE, Carlinda; FERNANDES, Preciosa. A avaliação das aprendizagens dos alunos: novos contextos, novas práticas. Porto: Asa, 2002.

LIMA, Jorge Ávila. Ética na investigação. In: LIMA, Jorge Ávila; PACHECO, José Augusto (org.). Fazer investigação: contributos para a elaboração de dissertações e teses. Porto: Porto Editora, 2006. p. 127-159.

LOPEZ, Lucie Mottier. Évaluations formative et cetificative des apprenstissages: enjeux pour l'enseignement. Bruxelles: De Boeck Université, 2015.

MACHADO, Eusébio André . Feedback. [ S. l.: s. n .], 2021. Texto de apoio do Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica. (Projeto MAIA; 2021).

MARINHO, Paulo; FERNANDES, Preciosa. O GERM na avaliação das aprendizagens: ressonâncias na cultura escolar e profissional docente. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 23, e1150, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1150

» http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1150

MORGADO, José Carlos. O estudo de caso na investigação em educação. Santo Tirso: De Facto, 2012.

NEVES, Anabela Costa; FERREIRA, Antonieta Lima. Avaliar é preciso? Guia prático de avaliação para professores e formadores. Lisboa: Guerra & Paz, 2015.

PACHECO, José Augusto. Avaliação das aprendizagens: políticas formativas e práticas sumativas. In: ENCONTROS DE EDUCAÇÃO, 2012, Funchal. Anais [...]. Funchal: Secretaria da Educação do Governo Regional da Madeira, 2012. p. 1-9.

PEREIRA, Talita Vidal. Políticas e práticas avaliativas: outras possibilidades de interpretar antigos problemas. Currículo sem Fronteiras, Rio de Janeiro, v. 23, e1151, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1151

» http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v23.1151

PERRENOUD, Philippe. L'évaluation des élèves: de la fabrication de l'excellence à la régulation des apprentissages: entre deux logiques. Buxelles: De Boeck Université, 1999.

PINTO, Jorge. Os critérios de avaliação: importância e utilizações. Diversidades, Funchal, n. 59, p. 28-36, 2019.

PINTO, Jorge; SANTOS, Leonor. Modelos de avaliação das aprendizagens. Lisboa: Universidade Aberta, 2006.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho: Currículo para os ensinos básico e secundário portugueses, 2018. Lisboa: ME, 2018.

SANMARTÍ, Neus. 10 Ideas clave: evaluar para aprender. Barcelona: Graó. 2007.

SANTOS, Leonor. A avaliação pedagógica em matemática: um desafio e uma inevitabilidade? Educação e Matemática, Lisboa, n. 14, p. 53-58, 2020.

SANTOS, Leonor; PINTO, Jorge. Ensino de conteúdos escolares: a avaliação como fator estruturante. In: VEIGA, Feliciano (coord.). O ensino como fator de desenvolvimento numa escola para todos. Lisboa: Climepsi, 2018. p. 503-539.

SOUSA, Hélder. Exames nacionais: instrumentos de regulação de boas práticas de ensino e de aprendizagem? In: KARPICKE, Jeffrey: SOUSA, Hélder Diniz; ALMEIDA, Leandro S. Avaliação dos alunos. Lisboa: Francisco Manuel dos Santos, 2012. p. 39-69.

STIGGINS, Rick. From formative assessment to assessment for learning: a path to success in standards-based schools. Phi Delta Kappan, London, v. 87, n. 4, p. 324-328, 2005.

TEODORO, António. O PISA e as limitações e riscos de um programa de governação global da OCDE. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, n. 56, p. 45-64, 2022. DOI: https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle56.04

» https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle56.04

TREVISAN, Natália Peixoto. Concepções de professores de língua portuguesa sobre avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 35, e10221, 2024. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v35.10221

» https://doi.org/10.18222/eae.v35.10221

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Downloads

Publicado

2025-05-19

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

As percepções de professores portugueses sobre a avaliação das e para as aprendizagens. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e287541. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551287541