A creche em Portugal (1974-2023): conceções de criança, educação e cuidado
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551283925porPalavras-chave:
Políticas sociais, Creche, Crianças até aos 3 anos, Cuidar, EducarResumo
O entendimento da educação como um direito universalmente reconhecido e como um bem comum torna pertinente indagar a sua relação com o caso específico das crianças até aos 3 anos no Portugal democrático e debater as funções atribuídas à creche, considerando a interdependência cuidar e educar. Referenciadas às Ciências da Educação e às Sociologias da Infância, da Família e da Educação perseguem-se aqueles objetivos submetendo à análise cinco documentos estruturantes das políticas sociais para a creche – Despacho Normativo 131/84; Despacho Normativo 99/89; Portaria 262/2011; Portaria 271/2020; Portaria 190-A/2023 –, para neles identificar as conceções de criança, cuidado e educação; compreender as suas continuidades, mudanças e tensões; problematizar a resposta social e/ou educativa que é preconizada. Os resultados apontam para a prevalência de uma política social que, apresentando avanços e retrocessos no período considerado, procura responder às famílias que trabalham, sobressaindo uma conceção de creche com funções de guarda e cuidado (Portugal, 1984, 1989). Posteriormente, um conjunto de recomendações internacionais e nacionais reflete-se numa conceção da creche enquanto resposta socioeducativa em que as crianças ganham alguma centralidade e não apenas as famílias (Portugal, 2011, 2020), assistindo-se agora a um retrocesso educativo (Portugal, 2023). A presença de ambiguidades, tensões e contradições nas conceções de creche, cuidado e educação abre assim espaço para debater a dicotomia cuidar/educar em prol da sua qualidade, e da justiça e equidade na vida das crianças e adultos/as.
Downloads
Referências
BALL, Stephen. The education debate. Bristol: The Policy Press: University of Bristol, 2008.
BERTRAM, Tony; PASCAL, Chris. Early childhood policies and systems in eight countries Hamburg: ECES International Study Center, 2016.
CALDWELL, Bettye. Creche: bebé, família e educação. In: GOMESPEDRO, João. (org.). Bebé XXI: criança e família na viragem do Século. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1995. p. 470-473.
CARVALHO, Patrícia. Mais crianças por sala, menos burocracia na reconversão: Governo a correr contra a falta de lugares nas creches. Público, Lisboa, 7 jul. 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/2knnvx9m Acesso em: 7 jul. 2023.
» https://tinyurl.com/2knnvx9m
CODD, John. The construction and deconstruction of educational policy documents. Journal of Education Policy, London, v. 3, n. 3, p. 235-247, 1988.
COELHO, Ana. Educação e cuidados em creche: conceptualizações de um grupo de educadores. 2004. Tese (Doutorado) - Universidade de Aveiro, Aveiro, 2004.
CONSELHO EUROPEU. Cimeira de Barcelona: conclusões da presidência. Barcelona: [ s. n.], 2002. Disponível em: https://tinyurl.com/yh4mv9kn Acesso em: 7 dez. 2023.
» https://tinyurl.com/yh4mv9kn
CONSELHO EUROPEU. Recomendação do Conselho, de 22 de maio de 2019, relativa a sistemas de educação e acolhimento na primeira infância de elevada qualidade. Jornal Oficial da União Europeia, n. C/189, p. 4, 05 jun. 2019. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:32019H0605 (01). Acesso em: 1 fev. 2024
» https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:32019H0605
CORREIA, Isabel. Para além da dicotomia cuidar/educar: sentidos e significados da intervenção no contexto de creche. 2018. Tese (Doutorado) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018.
DAHLBERG, Gunilla; MOSS, Peter; PENCE, Alan. Beyond quality in early childhood education and care: postmodern perspectives. London: Falmer, 1999.
DALE, Roger. Globalização e educação: Demonstrando a existência de uma "cultura educacional mundial comum" ou localizando uma "agenda globalmente estruturada para a educação"? Educação & Sociedade, Campinas, v. 25, n. 87, p. 423-460, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000200007 Acesso em: 1 fev. 2024
» https://doi.org/10.1590/S0101-73302004000200007
DUNCAN, Simon; EDWARDS, Rosalind; REYNOLDS, Tracey; ALDRED, Pam. Mothers and childcare: policies, values and theories. Children and Society, London, v. 18, p. 254-265, 2004.
FERREIRA, Manuela. Salvar os corpos, forjar a razão: a construção médico-social e psico-pedagógica da infância em Portugal, 1880-1940 Lisboa: IIE, 2001.
FERREIRA, Manuela; TOMÁS, Catarina; ROCHA, Cristina; NAZARIO, Roseli. A institucionalização de um sistema separado no atendimento à infância em Portugal (1974-2023): o lugar da creche. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 37, n. 1, p. e24010, 2024. DOI: 10.21814/rpe.31973. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/31973 Acesso em: 26 set. 2024.
» https://doi.org/10.21814/rpe.31973» https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/31973
GUIMARÃES, Daniela. Relações entre bebês e adultos na creche: o cuidado como ética. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINS, Ernesto Candeias. A pedologia como polígrafo da pedagogia (pressupostos psicopedagógicos) em Faria de Vasconcelos (1880-1939). Cadernos de História da Educação, Belo Horizonte, v. 20, p. 1-20, e051, 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-51 Acesso em: 2 fev. 2024.
» https://doi.org/10.14393/che-v20-2021-51
MOSS, Peter. Bringing politics into the nursery: early childhood education as a democratic practice. European Early Childhood Education Research Journal, London, v. 15, n. 1, p. 5-20, 2007. DOI: 10.1080/13502930601046620. Acesso em: 6 fev. 2024.
» https://doi.org/10.1080/13502930601046620
MOSS, Peter. Farewell to childcare? National Institute Economic Review, London, v. 195, n. 1, p. 70-83, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/0027950106064040 Acesso em: 1 fev. 2024.
» https://doi.org/10.1177/0027950106064040
MOSS, Peter. What place for "care" in early childhood policy? In: MILLER, Linda; CAMERON, Claire; DALLI, Carmen; BARBOUR, Nancy (ed.). The SAGE handbook of early childhood policy. London: Sage, 2017. p. 256-267.
MOSS, Peter; PENCE, Alan (ed.). Valuing quality in early childhood services: New approaches to defining quality. London: Paul Chapman, 1994.
MOSS, Peter; URBAN, Mathias. The organisation for economic co-operation and development's international early learning and child well-being study: the scores are in! Contemporary Issues in Early Childhood, London, v. 21, n. 2, p. 165-171, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1463949120929466 Acesso em: 28 jan. 2024.
» https://doi.org/10.1177/1463949120929466
NÄSMAN, Elisabet. Individualization and institutionalization of childhood in today's Europe. In: QVORTRUP, Jens; BARDY, Michel; SGRITTA, Gianluca; WINTERBERGER, Hans (ed.). Childhood matters: social theory, practice and politics. Avebury, 1994. p. 175-188.
NOWAK-LOJEWSKA, Agnieszka; O'TOOLE, Leah; REGAN, Claire; FERREIRA, Manuela. "To learn with" in the view of the holistic, relational, and inclusive education. Kwartalnik Pedagogiczny, Vasóvia, v. 64, n. 1, 2019, p. 151-162. DOI: 10.5604/01.3001.0013.1856.
» https://doi.org/10.5604/01.3001.0013.1856
ONU. Organização das Nações Unidas. Convenção sobre os Direitos da Criança. Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989. [ S. l .]: ONU, 1989. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/documents/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca Acesso em: 7 fev. 2024.
» https://www.unicef.org/brazil/pt/documents/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca
OECD. Organisation for Economic Co-Operation and Development. Starting strong: early childhood education and care. Paris: OECD, 2006.
PERALTA, Susana; CARVALHO, Bruno; FONSECA, Miguel. Portugal, balanço social 2022: relatório anual. Lisboa: Nova School of Business and Economics, 2023. Disponível em: https://www.novasbe.unl.pt/Portals/0/Files/Reports/SEI%202023/NSBE-Relat%C3%B3rio_Balan%C3%A7o_Social_2022.pdf Acesso em: 29 jan. 2024.
PORTUGAL. Despacho Normativo 131/84, de 25 de julho. Diário da República, Lisboa, série I, n. 171, 25 jul. 1984. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho-normativo/131-1984-381559 Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho-normativo/131-1984-381559
PORTUGAL. Despacho Normativo 99/89, de 27 de outubro. Diário da República, Lisboa, série I, n. 248, 27 out. 1989. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho-normativo/99-549453 Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/despacho-normativo/99-549453
PORTUGAL. Portaria 262/2011, de 31 de agosto. Diário da República, Lisboa, série I, n. 167, 31 ago. 2011. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/262-2011-671660 Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/262-2011-671660
PORTUGAL. Portaria 271/2020, de 24 de novembro. Diário da República, Lisboa, série I, n. 227, 24 nov. 2020. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/271-2020-149220157 Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/271-2020-149220157
PORTUGAL. Portaria 304/2022, de 22 de dezembro. Diário da República, Lisboa, série I, n. 249, 22 dez. 2022a. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/304-2022-205109989 Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/304-2022-205109989
PORTUGAL. Portaria 305/2022, de 22 de dezembro. Diário da República, Lisboa, série I, n. 249, 22 dez. 2022b. Disponível em: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/305-2022-205109990 Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/305-2022-205109990
PORTUGAL. Portaria 190-A/2023, de 5 de julho. Diário da República, Lisboa, série I, n. 129, 5 jul. 2023. Disponível em: https://dre.tretas.org/dre/5401631/portaria-190-A-2023-de-5-de-julho Acesso em: 20 jan. 2024.
» https://dre.tretas.org/dre/5401631/portaria-190-A-2023-de-5-de-julho
SANTOS, Sara Azevedo. Creches gratuitas arrancam hoje. Há crianças ainda sem colocação. Diário de Notícias, Lisboa, 31 ago. 2023. Disponível em: https://tinyurl.com/yey2cz7x Acesso em: 1 set. 2023.
» https://tinyurl.com/yey2cz7x
SILVA, Tomás. O governo diz ter criado 9000 novas vagas gratuitas em creches em dois meses. O Observador, Lisboa, 5 set. 2023. Disponível em: https://observador.pt/2023/09/05/governo-diz-ter-criado-9-000-novas-vagas-gratuitas-em-creches-em-dois-meses/ Acesso em: 5 set. 2023.
TOMÁS, Catarina; ALMEIDA, Tiago; LINO, Dalila (coord.). Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia. Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, 2018.
UN Committee on the Rights of the Child (CRC). General comment N o. 7 (2005): Implementing Child Rights in Early Childhood, 20 September 2005. CRC/C/GC/7/Rev.1. Disponível em: https://www.refworld.org/docid/460bc5a62.html Acesso em: 8 Dez. 2023. S
» https://www.refworld.org/docid/460bc5a62.html
UNESCO. Conferência mundial sobre o cuidado e a educação na primeira infância. Moscovo: Unesco, 2010.
VANDENBROECK, Michel; LEHRER, Joanne; MITCHELL, Linda (ed.). The decommodification of early childhood education and care. London: Routledge, 2022.
VASCONCELOS, Teresa. Tecendo tempos e andamentos na educação de infância: última lição. Odivelas: Formalpress, 2014.
VILARINHO, Maria Emília. "Depois da Paixão"? Contributo para a análise sociológica das políticas de educação pré-escolar em Portugal. Educação, Sociedade & Culturas, Porto, v. 17, p. 89-111, 2001.
WHITEBREAD, David (org.). Sage handbook of developmental psychology and early childhood education. London: Sage, 2019.
WORLD BANK. Early childhood development. Washington, W.C: World Bank, 2000. Disponível em: www.worldbank.org/children Acesso em 8 de dez.
» www.worldbank.org/children
ZEHIER, Helga. Institutionalization as a secular trend. In: QVORTRUP, Jens; CORSARO, William; HONING, Michael-Sebastien (ed.). The Palgrave handbook of childhood studies. London: Palgrave, 2009. p. 127-139.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A publicação do artigo em Educação e Pesquisa implica, automaticamente, por parte do(s) autor(es) a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais da primeira edição para a revista, sem quaisquer honorários.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa, com as referências da mesma autoria e dos dados da publicação original.
As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.