Ditos e não-ditos da educação ambiental: os discursos de docentes da Universidade Federal de Sergipe

Autores

  • Aline Dortas Leal Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe
  • Aline Lima de Oliveira Nepomuceno Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282362por

Palavras-chave:

Discurso, Educação ambiental, Meio ambiente, Formação inicial docente, Professores

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é permeada por aspectos ideológicos que atuam no convencimento sobre o que é o meio ambiente e como agir diante dele. Surge, assim, a necessidade de entender a construção de discursos sobre a EA na realidade educacional, especificamente na formação docente, pela voz daqueles(as) que atuam na aprendizagem de futuros(as) professores(as). Logo, o objetivo deste estudo foi compreender os sentidos perpetuados nos ditos e não-ditos sobre EA de professores(as) de licenciatura da UFS, a partir das condições histórico-sociais que regulam a sua produção. A base teórico-metodológica da pesquisa é a análise do discurso de linha francesa, de orientação pecheutiana. Primeiramente, foi aplicado um questionário estruturado aos(às) docentes responsáveis por componentes curriculares de EA em cursos de licenciatura da UFS, seguido de entrevistas semiestruturadas com esses(as) professores(as). Identificou-se que o discurso sobre EA dos(as) entrevistados(as) é heterogêneo, atravessado pela trajetória pessoal e profissional, permeado pelas memórias de situações específicas e corroborado pela menção a autoridades da EA e das áreas do conhecimento. No que tange às macrotendências político-ideológicas da EA, foram identificados discursos pragmáticos e críticos, com os primeiros sendo condicionados pelas especificidades das áreas de formação e atuação dos sujeitos que os perpetuam e os segundos pela sua extrapolação. As considerações finais assinalam a importância de promover análises e discussões dos sentidos que circulam na sociedade e na educação, sendo um descortinamento necessário à desnaturalização de visões e saberes que influenciam a forma como o ser humano pensa, (re)age e aprende no e sobre o mundo.

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Publicado

2025-07-11

Edição

Seção

Seção Artigos

Como Citar

Ditos e não-ditos da educação ambiental: os discursos de docentes da Universidade Federal de Sergipe. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e282362. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282362por