Uso do ChatGPT como ferramenta complementar de estudo e ensino no curso de medicina
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288875porPalavras-chave:
Educação médica, Inteligência artificial, ChatGPT, Ferramenta de ensino-aprendizagemResumo
A pandemia do Coronavírus impulsionou a integração da tecnologia na educação, potencializando o ensino remoto e a aprendizagem on-line. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA), com destaque para o ChatGPT, passou a ser utilizada na área médica para análise de informações e pesquisa, representando uma inovação tecnológica. O objetivo central desta pesquisa foi identificar a aplicabilidade do ChatGPT como ferramenta complementar de estudo e ensino entre os estudantes de medicina. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada com 201 estudantes do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau e aprovada sob CAAE 73891623.4.0000.5370. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e analisados de forma descritiva em três eixos: (1) Percepções dos estudantes sobre o ChatGPT; (2) Utilização do ChatGPT como ferramenta complementar de estudo; e, (3) Utilização do ChatGPT como ferramenta complementar de ensino. Os resultados obtidos demonstram que 76,6% dos estudantes utilizam o ChatGPT como ferramenta de suporte aos seus estudos, buscando compreender conceitos complexos, realizar resumos/anotações e resolver situações-problema. A frequência de uso do ChatGPT pelos professores é baixa, e os estudantes sugerem que a ferramenta poderia ser utilizada para o esclarecimento de dúvidas, casos clínicos e estímulo ao raciocínio, visando à autonomia dos estudantes. Contudo, a utilização desse instrumento sem uma avaliação da qualidade das informações pode comprometer a capacidade de análise crítica dos estudantes. Além disso, a garantia de confiabilidade das referências, a prevenção do plágio e a promoção da ética no uso da IA representam preocupações fundamentais.
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