Uso do ChatGPT como ferramenta complementar de estudo e ensino no curso de medicina

Autores

  • Marcelle Ribeiro De Carvalho Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Marília Eduarda Greco Fundação Universidade Regional de Blumenau
  • Daniela Maysa de Souza Fundação Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288875por

Palavras-chave:

Educação médica, Inteligência artificial, ChatGPT, Ferramenta de ensino-aprendizagem

Resumo

A pandemia do Coronavírus impulsionou a integração da tecnologia na educação, potencializando o ensino remoto e a aprendizagem on-line. Nesse contexto, a Inteligência Artificial (IA), com destaque para o ChatGPT, passou a ser utilizada na área médica para análise de informações e pesquisa, representando uma inovação tecnológica. O objetivo central desta pesquisa foi identificar a aplicabilidade do ChatGPT como ferramenta complementar de estudo e ensino entre os estudantes de medicina. Trata-se de uma pesquisa quantitativa e descritiva, realizada com 201 estudantes do curso de Medicina da Universidade Regional de Blumenau e aprovada sob CAAE 73891623.4.0000.5370. Os dados foram coletados por meio de um questionário estruturado e analisados de forma descritiva em três eixos: (1) Percepções dos estudantes sobre o ChatGPT; (2) Utilização do ChatGPT como ferramenta complementar de estudo; e, (3) Utilização do ChatGPT como ferramenta complementar de ensino. Os resultados obtidos demonstram que 76,6% dos estudantes utilizam o ChatGPT como ferramenta de suporte aos seus estudos, buscando compreender conceitos complexos, realizar resumos/anotações e resolver situações-problema. A frequência de uso do ChatGPT pelos professores é baixa, e os estudantes sugerem que a ferramenta poderia ser utilizada para o esclarecimento de dúvidas, casos clínicos e estímulo ao raciocínio, visando à autonomia dos estudantes. Contudo, a utilização desse instrumento sem uma avaliação da qualidade das informações pode comprometer a capacidade de análise crítica dos estudantes. Além disso, a garantia de confiabilidade das referências, a prevenção do plágio e a promoção da ética no uso da IA representam preocupações fundamentais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABBAS, Muhammad; JAM, Farooq Ahmed; KHAN, Tariq Iqbal. Is it harmful or helpful? Examining the causes and consequences of generative AI usage among university students. International Journal of Educational Technology in Higher Education, Berlim, v. 21, n. 10, 2024.

AMRI, Muhammad Miftahul; HISAN, Urfa Khairatun. Incorporating AI tools into medical education: harnessing the benefits of ChatGPT and Dall-E. Journal of Novel Engineering Science and Technology, Indonesia, v. 2, n. 2, p. 34-39, 2023.

BARBOSA, Lucia Martins; PORTES, Luiza Alves Ferreira. A Inteligência Artificial. Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, n. 236, p. 16-27, 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, DF: CNS, 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf Acesso em: 26 ago. 2023.

» https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

BREEDING, Tessa et al The utilization of ChatGPT in reshaping future medical education and learning perspectives: A curse or a blessing? American Surgeon, Atlanta, v. 9, n. 4, p. 560-566, 2023.

BRESSAN, Mariana Aparecida et al Metodologias ativas no ensino de Saúde: devemos considerar o ponto de vista dos alunos? Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 11, p. 1-20, 2021.

CHEGG.ORG. Global student survey 2023: a survey of the lives, hopes and concerns of undergraduate students across 15 countries as they enter the age of AI. São Francisco: Chegg, 2023. Disponível em: https://8dfb1bf9-2f43-45af-abce-2877b9157e2c.usrfiles.com/ugd/8dfb1b_e9bad0aef091478397e6a9ff96651f6d.pdf Acesso em: 28 maio 2024.

» https://8dfb1bf9-2f43-45af-abce-2877b9157e2c.usrfiles.com/ugd/8dfb1b_e9bad0aef091478397e6a9ff96651f6d.pdf

COSTA, Nilce Maria da Silva Campos. Formação pedagógica de professores de medicina. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 18, n. 1, p. 1-7, 2010.

DAL SASSO, Grace Terezinha Marcon et al Contribuição potencial de aplicação do ChatGPT® na aprendizagem do choque séptico em terapia intensiva. Texto & Contexto - Enfermagem, Florianópolis, v. 33, e20230184, 2024.

HOSSEINI, Mohammad et al An exploratory survey about using ChatGPT in education, healthcare, and research. Plos One, Califórnia, v. 18, n. 10, e0292216, 2023.

LAMATTINA, Alexandre de Araújo. Educação 4.0: transformando o ensino na era digital. Formiga: Union, 2023.

LO, Chung Kwan. What Is the impact of ChatGPT on education? A rapid review of the literature. Education Sciences, Basel, v. 13, n. 4, p. 410, 2023.

LOBO, Luiz Carlos. Inteligência Artificial e Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Brasília, DF, v. 41, n. 2, 2017.

LOIOLA, Alba et al. Precisão e confiabilidade do ChatGPT na percepção de estudantes da graduação EaD. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 14, n. 1, e2111, 2024.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

OLIVEIRA, João Victor Nunes et al Elaboração de projetos de pesquisa com auxílio do ChatGPT: um estudo com licenciandos de matemática. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 11, n. 1, 2023.

PASSERO, Guilherme; ENGSTER, Nélia Elaine Wahlbrink; DAZZI, Rudimar Luís Scaranto. Uma revisão sobre o uso das TICs na educação da Geração Z. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016.

SOUZA, Cacilda da Silva; IGLESIAS, Alessandro Giraldes; PAZIN-FILHO, Antonio. Estratégias inovadoras para métodos de ensino tradicionais - aspectos gerais. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p. 284-292, 2014.

SALLAM, Malik. ChatGPT utility in healthcare education, research, and practice: systematic review on the promising perspectives and valid concerns. Healthcare, Basel, v. 11, n. 8, p. 887, 2023.

VICARI, Rosa Maria. Tendências em inteligência artificial na educação no período de 2017 a 2030: sumário executivo. Brasília, DF: Senai, 2018. Disponível em: https://www2.fiescnet.com.br/web/uploads/recursos/d1dbf03635c1ad8ad3607190f17c9a19.pdf Acesso em: 7 ago. 2023.

» https://www2.fiescnet.com.br/web/uploads/recursos/d1dbf03635c1ad8ad3607190f17c9a19.pdf

VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike. A educação em tempos de pandemia: soluções emergenciais pelo mundo. Observatório do Ensino Médio em Santa Catarina (OEMSC), Florianópolis, 2020. Disponível em: https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf Acesso em: 6 jul. 2023.

» https://www.udesc.br/arquivos/udesc/id_cpmenu/7432/EDITORIAL_DE_ABRIL___Let_cia_Vieira_e_Maike_Ricci_final_15882101662453_7432.pdf

WHO. World Health Organization. Ethics and governance of artificial intelligence for health: WHO guidance. World Health Organization, 2021. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240029200 Acesso em: 5 jun. 2024.

» https://www.who.int/publications/i/item/9789240029200

WONG, Rebecca Shin-Yee; MING, Long Chiau; RAJA ALI, Raja Affendi. The intersection of ChatGPT, clinical medicine, and medical education. JMIR Medical Education, Toronto, v. 9, n. 1, 2023.

Publicado

2025-08-04

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: IA VINCULADA À EDUCAÇÃO

Como Citar

Uso do ChatGPT como ferramenta complementar de estudo e ensino no curso de medicina. (2025). Educação E Pesquisa, 51(00), e288875. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551288875por