Inclusão de estudantes universitários autistas
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-4634202551282852porPalavras-chave:
Autismo, Ensino superior, Deficiência, Acessibilidade, AutorrelatosResumo
Na discussão que segue, pretendemos suscitar elementos para compreensão dos principais entraves à inclusão escolar e universitária de autistas, tendo em vista que se trata de uma inclusão recente e de grandes desafios para a universidade. Partindo do princípio de que a visão sintomatológica do autismo, alicerçada no déficit, produz intervenções especializadas, pretendemos fomentar a compreensão da subjetividade no autismo, para além deste modelo epistemológico. Tendo como principal objetivo o incremento da cultura inclusiva na universidade, nosso artigo se sustenta na discussão mais geral do autismo como estrutura psíquica, destacando as relações com a linguagem, tanto no uso diferenciado da voz, quanto na lida com os objetos pulsionais. Para tanto, realizamos uma análise bibliográfica integrativa de publicações nacionais que discutem o tema e que trazem autorrelatos de autistas universitários, bem como de autorrelatos de autistas autores, que publicaram também suas impressões sobre sua vida escolar. Nesse sentido, propõe-se o reconhecimento da importância dos autorrelatos de autistas como ferramenta para discussão, tanto da perspectiva diagnóstica, quanto da perspectiva da inclusão social e educacional, de autistas e seus familiares. Assim, poderemos avançar um pouco na compreensão da função social da inclusão de um grupo com uma diferença historicamente excluída das trocas sociais e da partilha de bens comuns, como a escolarização.
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