Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis

Autores

  • Tizuko Morchida Kishimoto Museu da Educação e do Brinquedo; Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000200003

Palavras-chave:

Brinquedos, Materiais pedagógicos, Educação infantil, Cultura escolar

Resumo

A identificação dos brinquedos e materiais pedagógicos e a caracterização de usos e significações para profissionais de educação infantil de São Paulo, que atuam com crianças de 4 a 6 anos, justificaram uma pesquisa tipo survey, acompanhada de recursos etnográficos (entrevistas, observações, vídeos), no período de 1996/1998. Estudos mostram que, dentro de uma instituição infantil, a organização da rotina, o espaço físico, seus objetos e materiais educativos influenciam os usuários na representação, determinando, em parte, a maneira como adultos e crianças sentem, pensam e interagem nesse espaço, definindo formas de socialização e apropriação da cultura. Pretendeu-se diagnosticar, pela triangulação de informações de entrevista, observações e vídeos, as razões para escolha e uso de determinados brinquedos e materiais pedagógicos. Os resultados indicam que a educação infantil da rede pesquisada apresenta concepções de criança - destituídas de autonomia - e de educação infantil voltadas para aquisição de conteúdos específicos. Os brinquedos e materiais pedagógicos mais significativos são os chamados educativos, materiais gráficos, de comunicação nas salas; e os de educação física, para o espaço externo. Brinquedos que estimulam o simbolismo e a socialização, como jogos de faz-de-conta, construção e socialização, aparecem com percentuais insignificantes, apontando o pouco valor da representação simbólica e do brincar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2001-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis . (2001). Educação E Pesquisa, 27(2), 229-245. https://doi.org/10.1590/S1517-97022001000200003