Espinosa e a diversidade entre estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Benito Maeso Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2023.210588

Palavras-chave:

Diversidade, Espinosa, Substância, Modo, Perfeição

Resumo

Dentro do programa curricular da Base Nacional Comum para o Ensino Médio, a promoção da ética e dos direitos humanos é uma categoria constitutiva do programa das Ciências Humanas, no geral, e da Filosofia, em particular. Com base neste pressuposto, o artigo relata uma experiência de abordagem sobre questões de etnia, gênero e sexualidade em turmas do 2º ano do Ensino Médio do IFPR, campus Colombo, a partir de uma leitura de elementos selecionados da Ética e do Tratado Teológico-Político de Espinosa. O fundamento teórico para a abordagem temática a partir do espinosismo consistiria em uma interpretação dos conceitos de Modo, Atributo e Substância, esta entendida como perfeitíssima. Se, para o autor, a Substância se mostra em diversos modos e com diversos atributos, e cada ser é modo diverso da mesma Substância, ou seja, Deus, logo: a) se o ser humano é modo da Substância e esta é perfeitíssima, não se pode dizer que aquele incorra em falta perante Deus por ser como é, e; b) se a ordem da Natureza também é perfeitíssima (pois Deus, sive Natura), diferenças de gênero, etnias, corpos e sexualidades são apenas modos do atributo extensão: afirmá-las como pecados ou falhas é dizer que a Substância não é Perfeita.

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Maeso, B. (2023). Espinosa e a diversidade entre estudantes do Ensino Médio. Cadernos Espinosanos, 49, 129-153. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2023.210588