A espera de Pascal e a espera de Bergson: dialogando Gilda de Mello e Souza, David Lapoujade e Franklin Leopoldo e Silva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2025.229306

Palabras clave:

Pascal, Bergson, espera, tempo, intuição, totalidade

Resumen

 Em seu artigo sobre Pascal e Bergson, Franklin Leopoldo e Silva procura dialogar ambos os pensadores chegando a alguns pontos de convergência que, em seu cerne, orbitariam em torno de uma noção, distinta a ambos porém presente nos dois, de intuição como contato com a Totalidade. Tendo esse artigo de Leopoldo e Silva como horizonte, procuraremos explorar o sentido próprio dessa Totalidade para Pascal e para Bergson, enfatizando a questão em seu sentido temporal: para Pascal, tratar-se-ia de uma Totalidade no seu sentido de eternidade como presença em Deus; ao passo que para Bergson, tratar-se-ia da duração. Nesse sentido, a própria experiência da temporalidade ganharia uma conotação distinta em cada filósofo, e qualificaria distintamente o movimento à dita Totalidade. Com vistas a essa descrição final, na qual esse movimento à Totalidade conotaria uma espera, buscaremos qualificar tais diferenças pleiteando as considerações de Gilda de Mello e Souza sobre a espera em Pascal, em um ensaio crítico sobre Esperando Godot de Samuel Beckett, e de David Lapoujade sobre a espera em Bergson, em sua obra Potências do tempo.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Dani Barki Minkovicius, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, e da Université de Paris 1 Panthéon Sorbonne, pesquisador filiado ao Centre d'histoire des philosophies modernes de la Sorbonne, bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) - processo nº 2022/03691-3

Referencias

BECKETT, S. (1952) En attendant Godot. Paris: Les Éditions de Minuit.

BECKETT, S. (2017) Esperando Godot. Tradução de Fábio de Souza Andrade. São Paulo: Companhia das Letras.

BERGSON, H. (2006) O Pensamento e o Movente. Tradução de Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes.

BÍBLIA. (1979). Vetus Testamentum – Nova Vulgata: Bibliorum Sacrorum Editio. Vaticano: Libreria Editrice Vaticana. Disponível em:

https://www.vatican.va/archive/bible/nova_vulgata/documents/nova--vulgata_vt_sapientiae_lt.html#5.

LAPOUJADE, D. (2017) Potências do tempo. Tradução de Hortência Santos Lencastre. 2 ed. São Paulo: n-1 edições.

LEOPOLDO E SILVA, F. (1980) Notas sobre a intuição em Pascal e Bergson. Discurso, São Paulo, n. 12, p. 113-126.

MELLO E SOUZA, G. de. (2008) Pascal e Samuel Beckett. In: MELLO E SOUZA, G. de. Exercícios de leitura. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, p. 149-54.

PASCAL, B. (2005) Pensamentos. Tradução de Mario Laranjeira. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes.

PASCAL, B. (2014) Escritos sobre a conversão do pecador. In: PASCAL, B. Conversa com o Senhor de Sacy sobre Epiteto e Montaigne e Outros Escritos. Tradução de Flavio Fontenelle Loque. São Paulo: Alameda Editorial.

PASCAL, B. (2017a) Do espírito geométrico e Da arte de persuadir. In: PASCAL, B. Do espírito geométrico e Da arte de persuadir: e outros escritos de ciência, política e fé. Organização, tradução e notas de Flavio Fontenelle Loque. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 35-76.

PASCAL, B. (2017b) Prefácio sobre o tratado do vácuo. In: PASCAL, B. Do espírito geométrico e Da arte de persuadir: e outros escritos de ciência, política e fé. Organização, tradução e notas de Flavio Fontenelle Loque. Belo Horizonte: Autêntica Editora, p. 101-112.

Publicado

2025-06-30

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Minkovicius, D. B. (2025). A espera de Pascal e a espera de Bergson: dialogando Gilda de Mello e Souza, David Lapoujade e Franklin Leopoldo e Silva. Cadernos Espinosanos, 52, 67-87. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2025.229306

Datos de los fondos