Merleau-Ponty dialoga com o Racionalismo e a pintura em “O olho e o espírito”
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2010.89387Palavras-chave:
Vidente, Visível, Quiasma, Pintura, OntologiaResumo
Em O olho e o espírito (L’oeil et l’esprit), Maurice Merleau-Ponty dialoga com o Grande Racionalismo, principalmente, com Descartes, critica as pretensões ingênuas da ciência do começo do século XX, de reproduzir fenômenos em laboratório, e rende tributo à pintura, essa forma de expressar que mostra à filosofia seu próprio ponto de partida: o vivente no mundo, que conjuga os verbos “eu vejo” com o “eu posso”. Somos, ao mesmo tempo, vidente e visível e nos deslocamos, mesmo que com o olhar; outrossim tocamos e somos tocados num entrelaçamento que forma o quiasma do sensível. E para construir sua ontologia, Merleau-Ponty discorda de todo ponto de vista de sobrevôo, que transforma as coisas em objetos a serem analisados por sujeitos, e valoriza a atividade do pintor que se funde com a pintura ao usar seu corpo para pintar, pois que fornece elementos para sua filosofia em que o vidente não se diferencia do visível, o sujeito do objeto, o eu do mundo. E nesse uso da pintura para expressar sua filosofia, Merleau-Ponty ganha como adepto Gilles Deleuze, crítico da fenomenologia, mas não desse mundo em fusão promovido por suas filosofias e pela pintura.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-04-15
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows to share the work with an acknowledgment of its authorship and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take on additional contracts separately, to non-exclusive distribution of the article published in this journal (ex.: to publish in institutional repository or as part of a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
Como Citar
Loturco, V. (2010). Merleau-Ponty dialoga com o Racionalismo e a pintura em “O olho e o espírito”. Cadernos Espinosanos, 22, 85-140. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2010.89387