Sobre o Tratado do Signo Visual: uma observação e duas questões
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2015.111095Palavras-chave:
Signo plástico, Signo icônico, Significado icônico, Tom, Semiótica dos pigmentosResumo
Este texto é uma resposta ao convite do Groupe μ para discutir seus trabalhos. Em particular, ele diz respeito ao Traité du signe visuel [Tratado do signo visual]. Após relembrar a importância da distinção entre signo icônico e signo plástico, fundamental para a análise de obras de arte, e sugerir um modo de dar conta desses conceitos, este artigo se concentra em duas questões. A primeira é a do significado icônico, eliminada do Tratado, e que proponho resgatar. A segunda se relaciona à semiótica da cor. Sugiro, neste artigo, acrescentar à semiótica dos tons – a única que o Groupe μ leva em conta –, uma semiótica dos pigmentos, a única em condições de dar conta da significação da cor em certas pinturas.
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