Semiótica e ensino: possibilidades para o trabalho com leitura no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2019.160584Palavras-chave:
Leitura, Competência leitora, SemióticaResumo
Considerando que o ensino de leitura é um dos maiores desafios da escola brasileira, propomo-nos – em nossa pesquisa de mestrado – a realizar um estudo que contribuísse para uma abordagem eficaz do texto, no que diz respeito ao ensino e ao desenvolvimento de proficiência leitora em discentes do 9º ano. Para tanto, realizamos uma pesquisa-ação, à luz da teoria Semiótica de Algirdas Julien Greimas (linha francesa) e das estratégias de leitura propostas por Solé (1998). Neste artigo, apresentamos uma das atividades implementadas em uma turma de 9º ano do ensino fundamental, de uma escola pública do município de Igarapé-Açu, Pará. Os resultados comprovaram que, apesar de sua complexidade, a Semiótica se torna eficaz quando orientada didaticamente para o processamento dos sentidos nas atividades de leitura. Ademais, confirmou-se que, mesmo não sendo conhecida como uma teoria destinada ao ensino de leitura – sobretudo na educação básica – a Semiótica injeta na escola uma perspectiva diferente das utilizadas corriqueiramente pelos professores na sala de aula, configurando-se como mais uma possibilidade, enquanto recurso teórico-metodológico, para o ensino de leitura em contextos escolares.
Downloads
Referências
BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria do discurso: fundamentos semióticos. São Paulo: Humanitas FFLCH / USP, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa: terceiro e quarto ciclos. Brasília, 1998.
FIORIN, José L. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2016.
FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003.
GREIMAS, Algirdas Julien. Semântica estrutural. São Paulo: Cultrix: Edusp, 1973.
GREIMAS, Algirdas Julien. Sobre o sentido: ensaios semióticos. Petrópolis: Vozes, 1975.
GREIMAS, A. J.; COURTÉS. J. Dicionário de Semiótica. São Paulo: Contexto, 2011.
LARA, G. M. P.; MATTE, A. C. F. Ensaios de Semiótica: aprendendo com o texto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
MERITH-CLARAS, Sônia. O ensino de língua materna e a semiótica: possibilidades de leitura e análise linguística de uma fábula. Estudos semiótico [on-line], v. 8, n. 2. São Paulo, 2012. Acesso em 18/05/2016.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Site
http://www.jornaldepoesia.jor.br/jorge.html . Acesso em: 10 set. 2017
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Fernanda Valeska Mendes da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista Estudos Semióticos estão disponíveis sob Licença Creative Commons CC BY-NC-SA 4.0, a qual permite compartilhamento dos conteúdos publicados, desde que difundidos sem alteração ou adaptação e sem fins comerciais.