O relato de Flora Tristan: tensão entre o ser e o parecer de uma pária
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.192002Palavras-chave:
Semiótica tensiva, Século XIX, Flora Tristan, FeminismoResumo
Neste artigo, apresentaremos o relato de viagem de Flora Tristan, no seu livro Peregrinações de uma pária (2000 [1838]). O objetivo consiste em apreender, a partir dos aspectos sensíveis da obra, o seu projeto enunciativo e, mais especificamente, como se dá a construção do seu arco tensivo (MANCINI, 2020). Trata-se de um esforço em conceber os preconceitos relacionados ao ser mulher, sobretudo no que se refere à esfera matrimonial, compreendidos a partir do ponto de vista da militante. O uso da semiótica tensiva nos permitirá refletir sobre os momentos átonos e tônicos do relato de uma mulher do século XIX, consciente da sua situação: sem direito a se divorciar do marido, à herança paterna, à liberdade. Destacamos, sobretudo, a compreensão das estratégias sensíveis para levar o enunciatário proposto a se sensibilizar com as mazelas enfrentadas por aquela que se encontrava à margem da sociedade, nos baseando, ademais, nos graus de veridicção e na noção de belo gesto. Eis o relato de uma pária para a sociedade, sem a autorização de viver como o seu verdadeiro ser.
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