O efeito de sentido do movimento no audiovisual: um estudo sobre o cinetismo como formante da expressão a partir da vinheta Intolerância, da Globo News

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.207669

Palavras-chave:

Semiótica, Audiovisual, Formante cinético, Televisão, Noma Bar

Resumo

A vinheta institucional Intolerância, do canal de televisão por assinatura brasileiro Globo News, constitui objeto de análise do presente artigo. Ilustrada e dirigida pelo designer israelita Noma Bar, Intolerância revela em suas estruturas discursivas como o olhar da mídia hegemônica de um país latino-americano sobre os conflitos identitários entre ocidente e oriente está alinhado com as potências ocidentais. Na esteira das contribuições teóricas desenvolvidas por Jean-Marie Floch em semiótica visual, o trabalho propõe considerar o cinetismo como formante constitutivo da visualidade em textos audiovisuais, sendo a vinheta analisada objeto notadamente exemplar para demonstrar a hipótese.

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Biografia do Autor

  • Ana Silvia Lopes Davi Médola, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Livre-Docente em Linguagem Televisual, na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Bauru, SP, Brasil.

  • Henrique da Silva Pereira, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio

    Doutor em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

Médola, A. S. L. D., & Pereira, H. da S. (2023). O efeito de sentido do movimento no audiovisual: um estudo sobre o cinetismo como formante da expressão a partir da vinheta Intolerância, da Globo News. Estudos Semióticos, 19(2), 249-265. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.207669