O efeito de sentido do movimento no audiovisual: um estudo sobre o cinetismo como formante da expressão a partir da vinheta Intolerância, da Globo News
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2023.207669Palavras-chave:
Semiótica, Audiovisual, Formante cinético, Televisão, Noma BarResumo
A vinheta institucional Intolerância, do canal de televisão por assinatura brasileiro Globo News, constitui objeto de análise do presente artigo. Ilustrada e dirigida pelo designer israelita Noma Bar, Intolerância revela em suas estruturas discursivas como o olhar da mídia hegemônica de um país latino-americano sobre os conflitos identitários entre ocidente e oriente está alinhado com as potências ocidentais. Na esteira das contribuições teóricas desenvolvidas por Jean-Marie Floch em semiótica visual, o trabalho propõe considerar o cinetismo como formante constitutivo da visualidade em textos audiovisuais, sendo a vinheta analisada objeto notadamente exemplar para demonstrar a hipótese.
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